Fernando Machado

Blog

Parabéns, Rodrigo Carneiro Leão!

O cônsul geral do Japão, Hiroki Sano e a consulesa Yoshie Sano com o cônsul do Uruguai Rodrigo Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

Rodrigo Carneiro Leão, ao lado do pai, André e da mãe Tânia movimentaram sábado, um almoço em petit comité, em torno dos 20 anos do Consulado Honorário do Uruguai. O local é um palacete estilo colonial datada de 1875, fincado em Olinda. O seu projeto é do engenheiro francês Louis Léger Vauthier, o mesmo que projetou o Teatro de Santa Isabel. O palacete é cercado por uma centenária aroeira, mangueiras, oliveiras roxas, goiabeiras e figueiras.

Demazinho Gomes e Tânia Carneiro Leão (Foto: Fernando Machado)

No seu interior outro esplendor. Nas paredes santos barrocos, cusquenhos, Lula Cardoso Ayres, Zé Claudio, Farnese de Andrade, gravuras de Franz Post e quadros da própria dona da casa que é uma excelente artista plástica. Na sala de visitas cadeiras Dom José, sofá Beranger. Já curtiram este cenário Maria José de Savoia (Rainha da Itália), Isabel de Orleans e Bragança (Condessa de Paris), Jorge Amado, Capiba, Zé Keti, Jorge Amado, Zelia Gattai, Gilberto Freyre, José Condé, Elis Regina, e um biombo coromanbel chinês incrstrado de marfim, lycra e pedras semi-preciosas.

Heloisa Steiger e Gilberto Fraga Rocha (Foto: Fernando Machado)

Um grupo ficou no caramanchão coberto de bouganvilles rosa choque, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom. Pudemos degustar coxinhas de galinhas e pasteis tudo regado a vinhos uruguaios, tinto e branco, da Vinícola Montes Toscanini. O almoço foi servido louças uruguaias e o cardápio de a gente comer rezando para Jesus Cristo Salvador do Mundo.

José Antonio Hawatt e Ana Paula (Foto: Fernando Machado)

Nossos olhos deslizavam sobre um bacalhau na nata, uma salada de camarão e lagosta, um rosbife (a carne é uruguaia) com filhoses de batata ao molho de gorgonzola. E como sobremesa torta de chocolate, doce de jambo do Pará, colhidos no quintal do palacete, torta de limão coberto de limoncello, sorvete e pudim de leite. Existe coisa mais chique do que comida caseira?

Dodora Moraes, Roberto Figueiredo, André Carneiro Leão e Lucia Figueiredo (Foto: Fernando Machado)

Presentes o cônsul geral do Japão Hiroki Sano e a consulesa Yoshie, o medico Gilberto Fraga Rocha com Heloisa Steiger, o arquiteto José Antônio Hawatt com Ana Paula, Ana Luiza e Bento Figueiredo, Lucia Figueiredo e Edvaldo Neves Baptista, Márcia e Mauricio Galvão, Dodora Moraes, Suzana Arruda, Roberta Bivar Campos, Roberto Figueiredo, Demazinho Gomes, Sergio Carneiro Leão.

Suzana Arruda, Márcia Galvão e Roberta Bivar Campos (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: O imóvel foi Jóquei Clube, pertenceu ao escritor Silva Jardim, que em 1928 caiu na cratera do Vesúvio, em Nápoles, na Itália e foi adquirido pelo pai de TâniaEufrásio Barbosa, que depois foi prefeito da Cidade. As recepções na casa de Tânia e André deixa a gente com aquele gostinho de quero mais.

Demazinho Gomes, Dodora Moraes, André Carneiro Leão e Lúcia Figueiredo (Foto: Fernando Machado)

0
1 Discussion on “Parabéns, Rodrigo Carneiro Leão!”
  • Parabéns pelo belo texto Fernando!!! A sua descrição aciona nossos sentidos, somos capazes até, de sentir o sabor da comida nas suas palavras. Obrigada por Sua delicadeza e atenção!!! Foi um grande prazer😘

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.