Fernando Machado

Parabéns, Menino Jesus e Frei Evilásio!

e-corredor

A vista, pela nave central, do altar (Foto: Fernando Machado)

e-cortejo

O cortejo processional pela nave central (Foto: Fernando Machado)

A Missa de Natal na Igreja do Sagrado Coração de Maria, em Brasilia Teimosa, foi linda demais. Além do nascimento do Menino Jesus, tivemos a comemoração dos 25 anos de sacerdócio do administrador paroquial Frei Evilásio Campelo de Medeiros, assim como seus 52 anos de nascimento. Há cerca de sete anos ele é pároco daquela igreja, onde vem realizando um trabalho de grande alcance social com a comunidade carente.

e-ewerton-silva-emilia-campelo-benedito-feliciano-alcimar-rodrigues-cicero-martins

Ewerton Silva, Emília Campelo de Medeiros, Benedito Feliciano, Alcimar Rodrigues e Cícero Martins (Foto: Fernando Machado)

Frei Evilásio Campelo se ordenou franciscano na Matriz de São João Batista, em Açu, no Rio Grande do Norte, sob as benções do Dom José Freire de Oliveira Neto, bispo de Mossoró. O provincial dos franciscanos no Nordeste na época era Dom Luiz Gonzaga Pepeu, agora Arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, participou da cerimônia. O cortejo ingresso pela nave central da igreja ao som “A noite se iluminou, o céu se vestiu de luz, /os anjos cantaram Gloria, quando nasceu Jesus! / Eu quero ver a tua estrela no céu, …”

e-frei-evilasio-dom-fernando

Frei Evilásio e dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical formado por Wellington Matias (teclado), Flávia Souza e Lady Nunes (vocalistas), cantou “Nasceu-nos hoje um menino, e um filho nos foi dado. / Grande é este pequenino, / Rei da paz será chamado. / Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia/ Cantai, cantai ao senhor, um canto novo, um louvor! / Por maravilha tão grande, um canto novo, um louvor! / Por um amor tão fiel, um canto novo, um louvor! / Por tal vitória e poder, um canto, um louvor! / Por tal vitória e poder, um canto novo, um louvor / Por um amor tão fiel, um canto novo, um louvor!”

e-irma-emiliana-frei-socorro-eliana

Frei Evilásio entre as irmãs Emiliana, Socorro e Eliane (Foto: Fernando Machado)

A missa foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Teve como comentarista Cícero Martins. A primeira leitura foi proclamada por Ewerton Silva, o salmo foi cantado pela senhora Emilia Campelo de Medeiros, mãe de Frei Evilásio e a segunda leitura foi proclamada por Alcimar Rodrigues. A proclamação do Evangelho foi com Frei Evilásio Campelo de Medeiros. A homilia coube a Dom Fernando Saburido, que na hora do Ofertório passou a presidência da cerimônia para o anfitrião.

e-tarcisio-calado-frei-marcela-calado

Tarciso Calado Filho, Frei Evilásio e Marcela Calado (Foto: Fernando Machado)

Um momento emocionante foi quando o grupo cantou “Vinde Cristãos, vinde à porfia hinos cantemos de louvor. / Hinos de Paz e de alegria, hinos de anjos do Senhor. / Glóóóóóóória, a Deus nas Alturas / Foi nesta noite Venturosa, do nascimento do Senhor. / Que anjos de voz harmoniosa, deram a Deus o seu louvor. / Glóóóóóóória, a Deus nas Alturas / Vinde juntar correndo juntar-vos pastores, vinde com eles a Belém. / Vinde correndo pressurosos, o Salvador que enfim nos vem. / Glóóóóóóória, a Deus nas Alturas.”

e-lady-wellington-flavia

O ministério Musical: Lady, Wellington e Flávia (Foto: Fernando Machado)

A homilia de Dom Fernando foi notável. Citou, entre outras coisas,  Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto. Dom Fernando o surpreendeu quando frisou que em janeiro estará de volta à Igreja do Sagrado Coração de Maria, para presidir a cerimônia da posse de Frei Evilásio como pároco. Não fez ainda porque está esperando a excardinação dele dos Capuchinhos, para então incardiná-lo como Diocesano. Os fiéis foram à loucura, afinal de contas Frei Evilásio é muito querido pela comunidade.

e-frei-evilasio-bolo

Frei Evilásio diante do seu bolo (Foto: Fernando Machado)

Após a missa tivemos algumas saudações para Frei Evilásio. Depois aconteceu um jantar no Salão Paroquial. No cardápio salada italiana, creme de frango, carne ao molho de vinho, grifado pelo Chef Alex. E como reza a tradição tivemos os tradicionais parabéns para você cantados por um coral de cem vozes e depois Frei Evilasio cortou o bolo feito pela boleira da comunidade Severina Martins Bezerra, que estava de se comer rezando para o Sagrado Coração de Maria.

e-humberto-castelo-branco-frei-evilasio

O seminarista Humberto Castelo Branco e Frei Evilásio (Foto: Fernando Machado)

Informação religiosa: A Igreja do Sagração Coração de Maria, em Brasilia Teimosa, foi fundada no dia 24 de agosto de 1964, pelo padre norte-americano Jaime Kohmetscher, da Ordem dos Oblados de Maria Imaculada. Seu estilo não sei precisar, mas lembra os templos erguidos naquela década. No dia 22 de dezembro de 2001 a Igreja do Sagrado Coração de Maria foi reinaugurada, por ter sofrido algumas reformas. Na ocasião o pároco era o Frei Benedito de Lima e Silva.

e-frei-evilasio-angela-souza

Frei Evilásio e Angela Souza (Foto: Fernando Machado)

e-severina-martins-bezerra

A boleira Severina Martins Bezerra (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !