Fernando Machado

Parabéns, Marina Paiva!

Marina Paiva entre as filha Nanie, Maria Thereza e Paula (Foto: Fernando Machado)

Não ir a um jantar da Diva Marina Paiva é um pecado capital. Quinta-feira ela movimentou um jantar daqueles que Dener diria um luxo, para comemorar seus 73 anos, no seu apartamento da Avenida Boa Viagem, que é maravilhoso e fica debruçado para o mar, com uma vista hollywoodiana. Marina estava esplendida num modelo tipo caftã by Raul Barros vermelho tendo como complemento um par de brincos para deixar qualquer uma mulher ficava fascinada. As estrelas não ousaram aparecer no céu para não competir com a etoille da terra.

Libia Atié Simon by Purificacion Garcia (Foto: Fernando Machado)

Seu apartamento grifado por Turíbio e Zezinho Santos, nos remete a uma galeria de arte. A gente circulava por vitrines de opalinas, de porcelanas (francesas e inglesas), de biscuits franceses, palhaços de Murano, cristais de Gallé, tchecos e Saint Louis. Nas paredes Teruz, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca, Zuleno, Vicente do Rego Monteiro, Cicero Dias, Romanelli, Fernando Lopes, Scliar, Balthazar Câmara, Mário Nunes e Romero Brito observavam todos os passos dos convidados.

Karol, Karina e Milena Paiva (Foto: Fernando Machado)

Na mesa da sala de jantar, estava coberta com uma toalha bem natalina e sobre ela repousava uma jardineira com rosas, bico de papagaio e celosia vermelhas. Do teto caia um lustre de cristal Saint Louis. A decoração foi de Dedeka e Gabriela Galvão, que colocou na mesinha da sala de espera uma fruteira de prata com orquídeas. Na sala de visita os convidados puderam desfrutar de uma ambientação de fazer inveja aos cenários das novelas de televisão. O fundo musical ficou por conta dos irmãos Henrique e Lena Benevides, voz e teclado.

Marina Paiva entre Ana Tereza e Sebastião Farinha (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi do chef Kiko Selva com um cardápio contemporâneo de a gente comer rezando para Nossa Senhora da Conceição. Na mesa de apoio tínhamos salada de camarões gigantes, maionese caseira de limão siciliano e confit de pétit carotte; tender natalino ao jus de mel organizo, acompanhado de rodelas de abacaxi gralhadas no molho de mel e especiarias; mousse de bacalhau do Porto em crosta de confit de cebolas caramelizadas e batata palha caseira.

O chef Kiko Selva diante da mesa (Foto: Fernando Machado)

Também jardim horizontal de mexilhões frescos, puxados na manteiga de ervas e vinho branco Chardnnay; tartar de atum fresco, sobre cama de avocado, finalizado com crocante de tempurá; salmão defumado e bouquet de pétit blinis. Acompanhado de caviar negro, creme azedo servido no limão siciliano fresco e molho suave Dijon; horta de folhas verdes, acompanhada de palmito pupunha fresca grillé; jardim de carpacio de roast beef com folhas de rúcula, vinagrete de mostarda francesa e lascas de parmesão.

Elisa de Castro ao lado do figurinista Ricardo de Castro (Foto: Fernando Machado)

Ainda jardim de presunto de Parma e figos frescos. Ao centro, uma torre de mousse de queijo trufado em crosta dos próprios figos. O prato acompanhava mel de especiarias para regar; crostata de de massa folhada com cogumelos frescos: shimeijo, porto belo, plaurotus salmon e Paris. Acompanha clássico molho francês a base de manteiga e ervas; vasta composição de petit queijos bries e farta composição de favo fresco de mel com folha de ouro.

Maria Eduarda, José Fernando e Nanie Paiva Lobo (Foto: Fernando Machado)

Pensam que terminou? Mais um tronco de chévre, colorido com flores comestíveis, tâmaras, pistaches; grande variedade de queijos importados apresentados de uma forma mais moderna e ousada, mas mantendo a elegância e tradição; grande variedade de pães e torradas de fermentação natural, para acompanhar toda a mesa de apoio. No coquetel volante: pastel de festa de carne e açúcar; pétit lagosta ao molho thermidor; dadinho de tapioca, carne seca e chuney de manga; tempurá de lula, acompanhado de maionese siciliana e ceboullete francesa de quiche de alo poro e damascos.

Mary Miranda (Foto: Fernando Machado)

Para jantar poissons de camarões gigantes ao molho de coco fresco encorpados ao creme de abóbora japonesa e crocante de mandioquinha; arroz branco com noir de amêndoas. Viandes: pernil de cordeiro cozido em baixa temperatura por 12 horas ao jus de molho de vinho e especiarias, acompanhados de cogumelos frescos; peru natalio recheado com farofa de banana da terra, uvas passas, tâmaras, damascos e especiarias; medalhões de filé mignon ao molho madeira e risoto à piamontese.

Suely Miranda (Foto: Fernando Machado)

E como sobremesas terrine gigante de morangos ao creme suave de baunilha e chantilly fresco; terrine de bulgaro de chocolate com farofa de biscoito oreo e ganache; torre de sorvete com favas de baunilhas fresca e donuts glaceados com calda de chocolate; e brigadeirão gicante em crosta de granulados de chocolate belga. À meia noite tivemos os tradicionais parabéns para você, cantado por um coral de 70 vozes e o corte do bolo de Lucinha Cascão. Depois a diva fez um agradecimento aos que compareceram à sua festa.

A diva Marina Paiva (Foto: Fernando Machado)

Caso “inventor da coluna social moderna ”o norte-americano Walter Winchell (1897/1972) tivesse na festa de aniversário da diva certamente confidenciaria: “Você sabe receber muito bem”. De fato Marina se preocupa com os mínimos detalhes. Como estamos perto do Natal, ela transformou seu apartamento como manda o figurino. Até o papel higiênico remetia ao Papel Noel. Parabéns, Marina Paiva e até o próximo ano.

Marcelle Calleari e Miguel Henrique (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !