Fernando Machado

Parabéns, La Comédie!

Ontem à noite tivemos uma noitada das mais agradáveis reunindo o melhor da gastronomia da cidade. O epicentro foi o lançamento do novo cardápio do Bistrot La Comédie de Claudio Manoel. O encontro serviu para festejar os seus sete anos de existência. O bistrot fica localizado dentro da Aliança Francesa do Derby. E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto e a boca se fartando de gosto bom. O destaque vai para duas mesas. Uma composta de queijos e quiches e a outra da Canalés Massé, leia-se Prazeres e Phelippe Massé. Todas duas eram de se comer de joelhos.


Marcelo Pereira e Claudio Manoel (Fotos: Fernando Machado)

A decoração foi assinada por Flavia Mindelo e Rosangela Carapeba. O salão estava à festa de interior, antigamente, ou seja o chão lotado de folhas de canelas.
O festival gastronômico serviu para apresentar, em primeira mão, as novidades do seu novo cardápio. Para compor o mesmo, o banqueteiro e restauranter Cláudio Manoel mais uma vez convidou chefs renomados do cenário gastronômico pernambucano e nacional. Como essa parceria funciona? Pergunta que Cláudio Manoel explica.


Fernando Campelo, Patrice Bonall e Tomaz Lapa

“Quando fui abrir o bistrot há sete anos, pedi para que o amigo César Santos fizesse um prato para o novo restaurante, ele topou com muita satisfação, em conversa com outro amigo chef Leandro Ricardo fiz o comentário sobre o prato que César estava planejando fazer, Leandro logo disse que também participaria com um filé. Assim, nos anos seguintes expandi o convite para outros amigos chefs, virando uma divertida tradição”, conclui o chef Cláudio Manoel.


Rosangela Carapeba e Flávia Mindelo

Para esta edição as novidades para a entrada são as seguintes: o Mix de bolinhos (Peixe, Frango, Macaxeira com charque e queijo coalho e Camarão) servidos com molho de mostarda e abacaxi; uma criação do anfitrião da casa. As outras duas novidades deste ano ficam a cargo dos chefs Robson Lustosa e Yoshi Matsumoto que criaram respectivamente o Satay de camarão crocante ao molho de coco e manga com crispy de banana; e a Versão Marítima dos três mosqueteiros e Dartagnan (vieira, polvo e camarão).


Jeff Colas, Catarina Moura e Yoshi Matsumoto

Novos pratos principais também foram idealizados e concebidos, a novidade para sugestão das aves vem dos chefs Claudemir Barros e Sofia Lins que criaram um Risoto de Pato com Confit de Frutas Secas. Para o peixe, a Chef Luciana Sultanum sugere o Lombo alto de bacalhau confit acompanhado de uma musseline de milho e sauté de legumes com azeite de ervas. Uma nova opção como sugestão de camarão é o Creoule (Camarão grelhado com mix de temperos e servido com arroz de Castanha), sugestão criada pelo chef Jeff Colas.


Eric Lahille e Ana Maria Gonzalez

Para as carnes foram sugeridas duas opções: o chef Leandro Ricardo concebeu o Filé Mignon Monsier Givenchy (Medalhões de filé ao molho de vinho e caponata com batata recheada gratinada, já a outra criação vem do chef Biba Fernandes que sugere a Paleta Andina (Paleta de cordeiro com aspargos frescos e legumes).


Leandro Ricardo, Biba Fernandes e Claudemir Gomes

Nas sobremesas o Chef César Santos criou a sobremesa Coco Coqueiral (Pudim de doce de leite, doce de coco e sorvete de coco com calda de mel de engenho. Já a Ilha de Prazeres e Phelippe Massé as louças francesas davam o contraponto nos remetendo a um toque de classe das tardes de chá. Podiamos escolher canelés, macarones (20 sabores), financier e éclair.


Eduardo Valois, Hugo Torres e Samyr Braga

As novidades não se restringiram só ao cardápio. Claudio e sua sócia Flávia Mindêlo criaram uma horta no La Comédie graças a uma conversa com os arquitetos Fábio Benevides e Carlos Queiroz, habitués da casa, que sugeriu a concepção de integrar a parede lateral ou seja um pedaço do muro da Aliança utilizando pallets para a concepção e realização da horta suspensa, logo o projeto de extremo bom gosto foi apresentado e prontamente aprovado.

Gostou ?
Compartilhe !