Fernando Machado

Parabéns, II COMAR!

No Quartel General do II Comando Aéreo Regional, cujo comandante é o brigadeiro Luís Antonio Pinto Machado, aconteceu ontem, a cerimônia comemorativa dos 71 anos de sua criação. Aquele santuário onde de longe a avista-se os Montes Guararapes, palco das duas Batalhas que marcaram a expulsão dos holandeses do Brasil e rodeado de altos coqueiros, o comandante do CMNE, general Odilson Benzi presidiu a solenidade.


Brigadeiro Luis Antonio Pinto Machado e general Odilson Sampaio Benzi (Foto: Fernando Machado)

O relógio marcava 10h quando a comentarista Capitã Cristiane Evangelista deu inicio a cerimônia. Em determinado momento uma revoada de carcarás concorreram com os aviões que sobrevoavam a área. Também vários canários da terra deram seu showzinho à parte. Por conta do luto oficial decretado pela presidente Dilma Rousseff, devido ao falecimento do arquiteto Oscar Niemayer, a Banda de Música da Bae Aérea do Recife ficou todo tempo em silencio.


Tres aeronaves sobrevoam a cerimonia (Foto: Fernando Machado)

Durante a Solenidade Militar as aeronaves A-29 Super Tucano, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante, H-50 Esquilo e o P-3AM Orion, de patrulhamento marítimo de longo alcance e entre suas missões está a vigilância da área de extração de petróleo da camada do pré-sal, em meio ao Oceano Atlântico, sobrevoaram o evento.


Chefe do EM do II Comar, Vlademir Rodrigues e Madalena (Foto: Fernando Machado)

Militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife executaram demonstração operacional de rapel e entregaram ao Comandante do OM a Ordem do Dia do aniversário do II COMAR para que ele fazer a leitura. E ainda, houve detonação de explosivos e munição de festim, dentro das normas de segurança, para formar uma cortina de fumaça.


Jô Mazzarolo entre os cônsules Alejandro (Argentina) Hurtado e Tadayoshi (Japão) Mochizuki (Foto: Fernando Machado)

Na mesma ocasião foram entregues lembranças aos graduados-padrão e servidor padrão do ano de 2012, objetivando reconhecer os méritos individuais e estimular o profissionalismo e a dedicação ao trabalho. Em seguida, cinco personalidades civis foram agraciadas com o título de membro honorário da Força Aérea Brasileira, quando lembramos a Superintendente do Aeroporto Internacional dos Guararapes, Elenilda Cunha.


Glaucia Ananias, Denise Machado e Zilda Prata (Foto: Fernando Machado)

Além disso, militares com 30 e 10 anos de serviços prestados à Força, foram condecorados com Medalha Militar, entregues pelo brigadeiro Luis Antonio Pinto Machado. E ainda para homenagear personalidades civis e militares que contribuíram com o II COMAR foram entregues a Menção Honrosa Brigadeiro Eduardo Gomes a 24 pessoas, entre elas o general Odilson Sampaio Benzi, o coronel Edson Gomes dos Santos, a Diva da Imprensa pernambucana Jô Mazzarolo e este cronista. E para encerrar a bonita cerimônia militar a tropa, formada por cerca de 400 homens, desfilou em continência as personalidades.


Ronnan Drummond, Luiz Antonio e Denise Machado com Simone Drummond (Foto: Fernando Machado)

Informação importante: O II Comar, na época II Zona Aérea teve como primeiro comandante o Marechal Henrique Teixeira Lott. Terminada a parte militar o comandante Luís Antônio Pinto Machado à côté Denise, recebeu os convidados no Salão Nobre do QG para um almoço, cujo pièce de résistance foi frango ao molho de Cheddar.

Gostou ?
Compartilhe !