Fernando Machado

Parabéns, Hotel Glória!

O Hotel Glória localizado na Glória, no Rio de Janeiro, está completando hoje, 100 anos. Foi construído no então palacete do empreendedor inglês John Russel (pioneiro dos serviços de saneamento do Rio de Janeiro). Foi erguido em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Sua construção partiu do empresário Rocha Miranda, leia-se Companhia de Hotéis Palace, para ser o primeiro hotel cinco estrelas do Brasil.

Seu projeto foi grifado pelo arquiteto Joseph Gire, o mesmo que projetou o Hotel Copacabana Palace, também no estilo neoclássico e dotado de teatro, cassino, salões de festas e de jogos, áreas de lazer e 150 quartos. Foi o primeiro prédio em concreto armado da América do Sul e o primeiro a receber a classificação de cinco estrelas no Brasil. Uma de suas marcas foi o concurso de fantasias de carnaval, que teve 34 edições até o ano de 2008.

Nesses eventos, os carnavalescos Clóvis Bornay, Evandro de Castro Lima, e as pernambucanas Violeta Botelho, Denise Zelaquette e Maria Eutália Figueiredo brilharam nos seus desfiles. Em 2008, com 86 anos de atividades e 50 anos pertencente a Eduardo Tapajós, foi vendido ao empresário Eike Batista por 80 milhões de reais. Devido a irregularidades o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural não autorizou a sua reforma. Atualmente virou Hotel Residência Gloria.

Gostou ?
Compartilhe !