Fernando Machado

Parabéns, Frei Evilásio!

Terça-feira Brasilia Teimosa anoiteceu apoteótica e cheia de graça. Tudo por conta das comemorações dos 23 anos de sacerdócio de Frei Evilásio Campelo de Medeiros, assim como suas bodas de ouro de nascimento. Há cerca de cinco anos ele é pároco da Igreja do Sagrado Coração de Maria, onde vem realizando um trabalho de grande alcance social com a comunidade carente.

b-aerton-carvalho-dom-fernando-frei-evilásio-campelo-de-medeiros

Diácono Aerton, Dom Fernando e Frei Evilásio (Foto: Fernando Machado)

b-dom-fernando-saburido-frei-evilasio

Dom Fernando e Frei Evilásio ouvem a homilia (Foto: Fernando Machado)

Frei Evilásio Campelo estava nas nuvens, pois além de saber acolher muito bem sua comunidade inaugurava o Salão Paroquial. Frei Evilásio se ordenou franciscano na Matriz de São João Batista, em Assu, no Rio Grande do Norte, sob as benções do Dom José Freire de Oliveira Neto, bispo de Mossoró. O provincial dos franciscanos no Nordeste na época era Dom Luiz Gonzaga Pepeu, agora Arcebispo de Vitória da Conquista, na Bahia, participou da cerimônia.

b-dom-fernando-humberto-castelo-branco-frei-evilasio

Dom Fernando dando a benção ao Salão, tendo ao lado Humberto Castelo Branco e Frei Evilásio (Foto: Fernando Machado)

b-amanda-matias-djalma-rodrigues-wellington-sozua-leide-muniz-flavia-souza

Amanda, Djalma, Leide, Wellington e Flávia do Ministério Musical (Foto: Fernando Machado)

A missa na Igreja do Sagrado Coração de Maria, foi presidida pelo arcebispo do Dom Antônio Fernando Saburido. O comentarista foi Cícero Martins. A leitura foi feita por Vera Silva, o Salmo Responsorial foi cantado por Zezé Rodrigues. A proclamação do Evangelho foi do diácono Aerton Carvalho, que estudou com ele no seminário. A homilia coube a Dom Fernando Saburido, que fazia sua primeira visita como arcebispo à comunidade.

b-diacano-aerton-carvalho-larissa

Diácono Aerton Carvalho à côté Larissa (Foto: Fernando Machado)

b-dom-fernando-fri-evilasio-irma-auriete-pastoril

Dom Fernando, Frei Ivilásio e Irmã Auriete ao lado do pastoril Flau (Foto: Fernando Machado)

Como bispo auxiliar de Dom José Cardoso Sobrinho, dom Fernando Saburido esteve na igreja em 2000. Sua homilia foi muito bonita. Citou João Cabral de Mello Neto, para justificar que muitas ordens trocam os nomes dos sacerdotes quando se ordenam. Ele por exemplo, recebeu o nome de Antão, por causa da cidade de Vitória de Santo Antão, mas ficou famoso mesmo como Fernando.

b-dom-fernando-sofia-sandra-mendes

Dom Fernando com Sofia no colo e a mãe dela Sandra Mendes (Foto: Fernando Machado)

b-emilia-campelo-de-medeiros

Dona Emília Campelo de Medeiros elegante de tailleur by Emília (Foto: Fernando Machado)

Um dos momentos mais emocionantes foi quando sua mãe, dona Emilia Campelo de Medeiros cantou a musica do Padre Zezinho, chamada Pelos Frutos que me dás. Sua voz é magnífica. Também pudera ela é quem coordena o Ministério Musical da sua Igreja no Rio de Janeiro. Após a missa tivemos algumas saudações para Frei Evilásio. Antes da Missa dom Fernando Saburido inaugurou o Salão Paroquial com direito a benção e tudo.

b-emilia-evilasio-campelo-de-medeiros

Dona Emília com o filho, Frei Evilásio (Foto: Fernando Machado)

b-pastoril

A apresentação do pastoril Flau, no salão paroquial, foi lindo demais (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical formado por Wellington Matias (teclado), Djalma Rodrigues, Amanda Nunes, Flávia Souza e Leide Nunes (vocalistas) cantou Eis-me aqui Senhor!/ Eis-me aqui Senhor! / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor / Eis-me aqui Senhor! / O Senhor é o Pastor que me conduz / Por caminhos nunca vistos me enviou / Sou chamado a ser fermento sal e luz / E por isso respondi: aqui estou!”, foi encerra a Santa Missa.

b-emilia-ricardo-ferraz-frei-irene-paulo-malta

Emília e Ricardo Ferraz, Frei Evilásio, Irene e Paulo Malta (Foto: Fernando Machado)

b-petronio-romelia-martins-frei-lucia-alcindo-mota

Petrônio e Romelia Martins, Frei Evilásio, Lúcia e Alcindo Mota (Foto: Fernando Machado)

Depois aconteceu um jantar no Salão Paroquial. Comida caseira e existe coisa mais chique do que comida caseira? No cardápio salada de bacalhau, galinha de capoeira guisada, quiches e saladas. E como reza a tradição tivemos os tradicionais parabéns para você cantados por um coral de cem vozes e depois Frei Evilasio cortou o bolo feito pela boleira da comunidade Severina Martins Bezerra., que estava de se comer rezando para o Sagrado Coração de Maria.

b-severina-martins-bezerra

Severina Martins Bezerra diante de seu bolo (Foto: Fernando Machado)

b-vera-silva-cicero-martins-zeze-rodrigues

Vera Silva, Cicero Martins e Zezé Rodrigues(Foto: Fernando Machado)

Vamos viajar no tempo: A Igreja do Sagração Coração de Maria, em Brasilia Teimosa, foi fundada no dia 24 de agosto de 1964, pelo padre norte-americano Jaime Kohmetscher, da Ordem dos Oblados de Maria Imaculada. Seu estilo não sei precisar, mas lembra os templos erguidos naquela década. No dia 22 de dezembro de 2001 a Igreja do Sagrado Coração de Maria foi reinaugurada, por ter sofrido algumas reformas. Na ocasião o pároco era o Frei Benedito de Lima e Silva.

Gostou ?
Compartilhe !