Fernando Machado

Parabéns, Argentina!

Consulesa Patricia e o cônsul geral da Argentina Jaime Beserman (Foto: Fernando Machado)

Vice-governador Raul Henry e Luíza Nogueira (Foto: Fernando Machado)

Consul Geral dos Estados Unidos Richard Reiter e a consulesa Valeria (Foto: Fernando Machado)

A Revolução de Maio de 1810 foi um processo histórico surgido ao calor de um sentimento de unidade e força que emergiu entre a população riopratense, desde as invasões inglesas de 1806 e a respectiva vitoria das tropas crioulas. Paralelamente, a Espanha vivia desde 1808 o avanço das forças napoleônicas e a debilidade de seu poder político e econômico. Em 22 de mai de 1810, com a notícia de que Sevilha, último bastão do poder espanhol, havia caído nas mãos de Napoleão, os crioulos convocaram uma Reunião Aberta, na qual se decidiu destituir o Vice-Rei Baltasar Hidalgo de Cisneiros.

Fábio Clerici, Ana Laura Stütz, Elodie Cleirici e Guido Stütz (Foto: Fernando Machado)

A partir daí, o povo impôs sua vontade e assim, em 25 de maio de 1810, a Reunião Aberta criou uma Junta de Governo presidida por Cornélio Saavedra e integrada por Juan José Caselli, Manuel Belgrano, Miguel de Azcuénaga, Manuel Alberti, Domingo Matheu, Juan Larrea, Juan José Paso e Mariano Moreno. Iniciava-se dessa forma o processo revolucionário que desembarcaria na Declaração da Independência da Republica Argentina, em 9 de julho de 1816.

Vice-cônsul da Argentina Alejandra Bomben e vice-cônsul de Portugal Marco Ferreira de Melo (Foto: Fernando Machado)

Pois ainda com este sentimento que sexta-feira tivemos a comemoração do 207º Aniversário da Revolução de Maio, promovida pelo Consulado Geral da Argentina, no Salão Ricardo Brennand, do Sheraton Reserva do Paiva. O cônsul geral da Argentina, Jaime Beserman e a consulesa Patrícia, em grande noite, by Christian Dior, receberam os convidados para uma recepção impecável. A decoração, bonita, foi grifada por Luciana Leimig.

Os cônsules geral da Itália Gabor de Zagon e da França Romain Louvet (Foto: Fernando Machado)

O encontro foi dividido em três espaços. No foyer tivemos os cumprimentos, depois todos foram para outro salão onde aconteceu a parte solene. Quando o mestre de cerimônias Ronald Silvestre Bezerra, deu inicio a solenidade, convocando os para ficarem de pé a fim de ouvirem os Hinos do Brasil e da Argentina. O hino de los hermanos foi via telão, e teve um toque especial, pois Ministério de Cultura da Argentina utilizou uma orquestra de instrumentos autóconos (bem típico da terra de Evita Perón).

 

A cônsul geral da China Li Feiyue e o marido o embaixador Gao Kexiang (Foto: Fernando Machado)

Pense num momento bonito, principalmente para os argentinos. Na sequencia tivemos a fala do vice-governador Raul Henry e depois de Jaime Beserman, com direito a Patricia e Jaime Beserman puxando um brinde com os convidados, com espumante Salton. Também tivemos a apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco, que pertence ao Conservatório Pernambucano de Musica, sob a regência do maestro José Renato Accioly, composta de 20 músicos.

O cônsul do Japão Yasuhiro Mitsui (Foto: Fernando Machado)

No repertório, tivemos na primeira parte músicas brasileiras, como Mourão, de Clóvis Pereira e Guerra Peixe; Mandacaru de Benny Wolkoff e Henrique Annes, Bachianas Brasileiras Nº 4, prelúdio de Heitor Villa-Lobos. A segunda parte foi de tango e começou com Adiós Nonimo de Astor Piazzola com arranjos de Joaquim Moyano, Libertango também de Piazzolla e arranjo de Josiah Duhltine e encerrando Caminos Argentinos (El Choclo e La Cumparcita) com arranjos de Jeff Mano Okian. O público adorou e teve que tocar outro tango.

Consul geral da Alemanha Maria Könning de Siqueira Regueira, consulesa da França Dominique e Roberto de Siqueira Regueira (Foto: Fernando Machado)

Quando terminou a parte oficial foi servido um banquete de se comer rezando para Nossa Senhora de Luján. Empanadas (queijo com presunto e carne), leitão ao forno acompanhado de vários molhos e pães, chorlipan (sanduíche argentino de lingüiça suína acompanhado de saladas ao molho de chimicurri, além de uma tábua de queijos. Como sobremesas pastel de membrilllo com cobertura de açúcar de confeiteiro, petit fois com mariola, queijadinha e alfojor. O chef Fernando Fonseca está de parabéns pelo cardápio.

Luciana e Silvio Leimig (Foto: Fernando Machado)

Secretário de Educação Fred Amâncio e Mércia (Foto: Fernando Machado)

Maestro Renato Accioly e a Orquestra de Câmara de Pernambuco (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !