Fernando Machado

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A figurinista Marina Pacheco herdou do grande figurinista Victor Moreira a missão de criar os figurinos do elenco que atua no Drama da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Aproximadamente 3,8 milhões pessoas já assistiram ao espetáculo. O espetáculo é realizado todos os anos durante a Semana Santa na cidade-teatro localizada no Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Para 2018, vários personagens tiveram as roupas renovadas, a exemplo de Herodes, interpretado por Victor Fasano, que terá um figurino com detalhes e acabamento dignos de um rei.

A figurinista Marina Pacheco (Foto: Fernando Machado)

O figurino da rainha Herodíades, leia-se a atriz Nicole Bhals, também foi criado a partir de uma extensa pesquisa sobre a arte do Oriente Médio. Novidades também no figurino de Caifás, vivido por Ricardo Mourão, que, este ano, vai usar um colar feito com capim dourado e pedras naturais, que simbolizam as 12 tribos de Israel. Outra novidade deste ano é que a coroa de espinhos usada por Jesus (Renato Góes) que foi inspirada na do filme A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese. A coroa foi feita de espinhos de juá que são mais compridos e ficam mais visíveis.

Jesus (Renato Goes), Maria (Fabiana Pirro), Anás (Tonico Pereira) e Madalena (Rita Guedes) Fotos: João Tavares

A dor e a força de Maria, interpretada por Fabiana Pirro, inspiraram a criação do traje da personagem para 2018. Para esse figurino também foram feitos vários testes de tingimento, que resultaram em uma mistura dos tons azul e cinza, transmitindo um efeito de tons esmaecidos, num jogo de claro-escuro para expressar mais peso no sentimento de dor da personagem. Para a vestimenta de Madalena, papel de Rita Guedes, foi escolhido um tom de vinho quase preto com ouro velho, além de acessórios para a cabeça, maquiagem forte e tatuagens de rena nos pés e nas mãos.

Pilatos (Kadu Moliterno), Herodes (Victor Fasano) e Herodiades (Nicole Bahls) Fotos: João Tavares

Este ano, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém acontecerá de 24 a 31 de março. Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a condução dos diretores artísticos Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contra regras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros. As entradas que já estão à venda no www.novajerusalem.com.br custam de R$ 100,00 a R$ 140,00. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Gostou ?
Compartilhe !