Fernando Machado

Padre Evilásio & Sagrado Coração de Maria

e-padre-jaime-kohmet-scher

O primeiro pároco da Sagrado Coração de Maria foi o padre Jaime Kohmetscher (Foto: Reprodução)

A Igreja do Sagração Coração de Maria, em Brasilia Teimosa, foi fundada no dia 24 de agosto de 1964, pelo padre norte-americano Jaime Kohmetscher, da Ordem dos Oblados de Maria Imaculada. Seu estilo não sei precisar, mas lembra os templos erguidos naquela década. No dia 22 de dezembro de 2001 a Igreja do Sagrado Coração de Maria foi reinaugurada, por ter sofrido algumas reformas. Na ocasião o pároco era o Frei Benedito de Lima e Silva.

e-evilasio-de-medeiros-fernando-saburido-humberto-castelo-branco

Padre Evilasio, Dom Fernando e seminarista Humberto (Foto: Fernando Machado)

e-cortejo1

Os acólitos puxando o cortejo (Foto: Fernando Machado)

Pois bem, quinta-feira, às 19h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, empossou padre Evilásio Campelo de Medeiros, como pároco, depois de sete anos como administrador paroquial, onde realizou um trabalho de grande alcance social com a comunidade carente. Durante 33 anos, o padre Evilásio foi Capuchinho, vai ser difícil para a gente chama-lo, de padre, mas vamos tentar. Foi uma cerimônia sem pompa e circunstância, mas com muita fé. O ministério musical foi formado por Wellington Souza (violão), Janner Santos (guitarra), Flávia Souza e Evaneide Nunes (vocalistas).

e-benedito-feliciano-emilia-demedeiros-avany-guedes-feitosa

Benedito Feliciano, Emília Campelo de Medeiros e Avany Guedes Feitosa (Foto: Fernando Machado)

e-cicero-martins

O comentarista Cícero Martins (Foto: Fernando Machado)

A nave central da Igreja do Sagrado Coração de Maria foi invadido pelo cortejo formado por acólitos, diácono, equipe de liturgia, Padre Evilásio e Dom Fernando Saburido, ao som “Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor!) / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor / Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor / Eis-me aqui Senhor! / O Senhor é o Pastor que me conduz / Por caminhos nunca vistos me enviou / Sou chamado a ser fermento sal e luz / E por isso respondi: aqui estou!”

e-altar

Dom Fernando Saburido incensando o altar (Foto: Fernando Machado)

e-evilasio-fernando

Pade Evilásio e Dom Fernando (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi presidida por Dom Fernando Saburido. Coube ao seminarista Humberto Castelo Branco fazer a leitura do decreto de incardinação como diocesano. O comentarista foi Cícero Martins. A primeira leitura foi proclamada por Avany Guedes Feitosa, o salmo foi cantado pela senhora Emília Campelo de Medeiros, mãe do Padre Evilásio. A proclamação do Evangelho coube ao Padre Evilásio Campelo de Medeiros. A homilia foi de Dom Fernando Saburido e a oração dos fiéis foi feita por Benedito Feliciano.

e-fernando-evilasio

Dom Fernando ouve a profissão de fé do Padre Evilásio (Foto: Fernando Machado)

e-acolitos

Os acólitos em tempo de atenção litúrgica (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia tivemos a Posse Canônica, a Profissão de Fé, e juramento de fidelidade. Depois aconteceu a visita aos locais mais importantes da Igreja. Concluindo o rito Dom Fernando entregou as chaves do sacrário e da Igreja. Portanto, Padre Evilásio, será responsável pela paróquia até 28 de abril de 2022. Ainda tivemos uma encenação com jovens da comunidade remetendo a saga do jovem Evilasio Campelo de Medeiros e saudações dos que fazem a paróquia.

e-raul-almeida-fernando-sburido-evilasio-de-medeiros

Diácono Raul, dom Fernando e Padre Evilásio (Foto: Fernando Machado)

e-gustavo-fernando-silva-fernand-saburido-cristina-oliviera

Gustavo Fernando da Silva, dom Fernando e Cristina Oliveira (Foto: Fernando Machado)

E finalmente Padre Evilásio agradeceu a Dom Fernando, a Dom José Cardoso e todos que foram prestigiá-lo. Então começo o cortejo de saída, ao som de “Presença forte em mim / Eu posso dizer: Habitas aqui / Porque escravo eu fui / E hoje eu sou mais livre aos teus pés / Sentido na vida a minh’alma encontrou / Tua mão poderosa veio e me levantou / Agora eu posso declarar / Hoje livre sou! / Tenho sede da tua graça, cada dia mais / Sou mais forte e vou mais longe quando aqui estás / Com palavras de amor te adoro, Senhor / Hoje livre sou”. Depois aconteceu um lanche no Salão Paroquial.

e-oferenda

No momento da oferenda (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !