Fernando Machado

Padre Cosmo, um bom pastor

a-altar

O altar antes de começar a cerimônia (Foto: Fernando Machado)

A Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Afogados, estava tão lotada que muitos fiéis preferiam acompanhar a cerimônia pelo telão instalado na praça. A lua nova estava esplendorosa testemunhando aquela noite inesquecível. Estamos falando da posse de Padre Cosmo Francisco do Nascimento naquela paróquia. Marcada para 19h30 a solenidade atrasou um pouquinho afinal de contas mais de mil pessoas de aglomeravam na igreja e nos seus arredores.

a-igreja

A igreja tomada de fiéis (Foto: Fernando Machado)

Foi uma das posses mais concorridas que já presenciei, aliás não foi nenhuma novidade para mim, afinal de contas Padre Cosmo é uma pessoa muito querida. O segredo são simplicidade e humildade. Quando o Santo Papa Francisco disse durante a Jornada da Juventude que “Os bispos devem amar a pobreza. Eles não devem ter o ‘pensamento de príncipes’. Padre Cosmo tem essa qualidade. Coisa rara, na nossa Igreja.

a-dom-fernando-padre-cosmo

Dom Fernando Saburido e padre Cosmo Francisco do Nascimento (Foto: Fernando Machado)

Foi uma daquelas noites mágicas como só ela. A igreja estava simples, a decoração foi o espetáculo dos fiéis. Tinha pessoas de várias comunidades. Acho que a noite de segunda-feira não será esquecida nunca mais pelo Padre Cosmo. A missa concelebrada foi precedida por uma procissão de entrada formada de sacerdotes, coroinhas e ministros da Eucaristia. Apesar de não ser amigo do Padre Cosmo, acho que ele não sabe que eu existo, fui prestigiar porque ele é um bom pastor.

a-tinane-almeida-dom-fernando-ana-vieira-padre-cosmo-ricardo-de-castro

Tinane Almeida, Dom Fernando, Ana Vieira, padre Cosmo e Ricardo de Castro (Foto: Fernando Machado)

O ministério musical foi com o Coral da Igreja, regido pelo maestro Edisio Regis e com o Coral do Padre Silvio Milanez (1943/2013). A comentarista foi Rita de Cássia da Silva. A primeira leitura foi lida por Maria da Conceição Oliveira, o Salmo foi cantado por Maria da Glória Passos, a proclamação do Evangelho foi conduzida pelo diácono Mivacyr Meira Lima e a homilia por Dom Fernando Saburido.

a-padre-cosmo-altar

Padre Cosmo em tempo de meditação no altar (Foto: Fernando Machado)

Após a Santa Missa tivemos algumas falas, entre elas do Padre Fábio Paz Queiroz, que até aquele dia era o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Paz, dom Fernando Saburido e o Padre Cosmo. Um dos gestos mais bonitos e sublimes da noite foi quando padre Cosmo pediu permissão a Dom Fernando para fazer dois agradecimentos especiais. O primeiro para sua mãe, dona Josefa, falecida recentemente, lembrando para Dom Fernando, que “minha mãe viveu os últimos três meses de vida na sua obra”, ele se referia à Santa Casa da Misericórdia.

a-maria-do-carmo-nascimento-padre-cosmo

Padre Cosmo com sua irmã, Maria de Lourdes do Nascimento (Foto: Fernando Machado)

E a segunda ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho. Como a assembleia não se manifestou ele pediu palmas, “Foi dom José quem me ordenou padre”. Não precisa dizer que os fiéis foram ao delírio. E tome palmas. Lindo, não!

a-dom-fernando

Dom Fernando Saburido (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !