Fernando Machado

Os Watanabe se despedem do Recife

Tendo como locação o Restaurante Gardens, do Hotel Imperial Suítes, em Boa Viagem, aconteceu o jantar de despedidas do cônsul geral do Japão Toshio Watanabe e da consulesa Keiko Watanabe, depois de mais de três anos atuando no Recife estão de volta para Tóquio. Porém não devem ficar por muito tempo por lá. Ele deverá ser nomeado Embaixador num país da América do Sul.

j-keiko-toshio-watanabe-isnard-penha-brasil-ken-shimanochi
Keiko e Toshio Watanabe, Isnard Penha Brasil e Ken Shimanochi (Fotos: Fernando Machado)

Os Watanabe deixaram um vazio no nosso corpo consular. Além de educados, simpáticos e elegantes Keiko e Toshio brilharam nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. Não esquecer seu interesse em ajudar diversas entidades beneficentes do Nordeste, como por exemplo, a Fundação Terra, do Padre Airton Freire.

j-francesco-piccione-akira-suzuki-christopher-jester
Francesco Piccione, Akira Suzuki e Christopher Jester

A noitada foi prestigiada pelo embaixador do seu país no Brasil Ken Shimanochi, que veio de Brasília especialmente para o evento. Foi um encontro dos mais alinhados. O bufê foi regional e por sinal muito elogiado. Keiko e Toshio, ao lado do embaixador Ken recebiam os convidados, na sua grande maioria formada pela colônia japonesa.

j-ademir-araujo-toshio-watanabe
Ademir Araújo e Toshio Watanabe

Primeiro tivemos a fala do cônsul-geral, depois a do embaixador do Japão, a do presidente da Associação Japonesa do Recife Tadao Nagai e a do embaixador Isnard da Penha Brasil. O cerimonial foi comandado pelo novo cônsul do Japão Akira Suzuki. O speech de Watanabe foi muito bonito, entre outras coisas disse que seu sonho era servir no Recife, conhecer seu carnaval e suas tradições culturais. Também falou do livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre e confessou admirar as façanhas de Lampião.

j-gisela-kenji-sakurai-keiko-toshio-wanatabe-akira-kaori
Gisela e Kenji Sakurai, Keiko e Toshio Watanave, Akira e Kaori Suzuki

O embaixador Ken Shimanochi não poupou elogios para o companheiro que se despedia, pois conhecia sua capacidade desde o o tempo que que serviram juntos em vários paíss. E finalizou sairá daqui dançando muito bem o frevo. Tanto que entre os convidados estavam o maestro Ademir Araújo que o presenteou com três CDs da Orquestra Popular do Recife: Olha o Matheus (onde entre outras musicas está Luanda de Capiba), E o Frevo Continua e Música Erudita Pernambucana.

j-hirohito-miyakiawa-yusuke-moriya-akihito-miyakiawa
Hirohito Miyakiawa, Yusuke Moriya e Akhito Miyakiawa

Entre as presenças destacamos os cônsules Gotthard e Elke Freick, Alejandro Suarez Hurtado, Christopher Jester, Francesco Piccione, Gisela e Kenji Sakurai, Yusuke Moriya, Kaori Suzuki, e além do chefe do Itamaraty Isnard da Penha Brasil e sua Ana Maria, Lenira Figlioulo e Antônio Azevedo, Cecilia e Eduardo Gomes, Girley Brasileiro, Luiz Otavio Cavalcanti, Cristina Freyre, Vera Priori, Vera Brandão, Akihito e Hirohito Miyakiawa.

Gostou ?
Compartilhe !