Fernando Machado

Blog

Os looks dos Componentes do Bloco da Saudade

As duas pastoras sendo observadas pelo Galo da Madrugada (Fotos: Luca Pereira)

Hoje vou escrever sobre o visual dos pastores e das pastoras do Bloco da Saudade, que teve como tema um Sertão de Saudades. As saias eram de cetim e tule com destaque para a sobressaia de renda rústica, feita de palha de coco, com a aplicações em pedras dourada, azul e vermelha. A Era um sistema corselet vermelho com aplicações em renda e pedras. As mangas eram bufantes, dando aquele toque de realeza, às pastoras. As cabeças das pastoras remetiam ao Rio São Francisco, ornadas com fios de mamonas e pedras na tonalidade verde água, em alusão ao Velho Chico.

Vejam a beleza das saias das pastoras (Foto: Luca Pereira)

Um verdadeiro bal de tête (Foto: Lucas Pereira)

Ainda podiam ser vistas laçadas de palha e rabos de galo azul celeste, lembrando o céu do sertão. As pastoras era uma alusão a mulher rendeira. Já os trajes dos pastores remetiam aos vaqueiros. Isto é, vaqueiros estilizados. Onde usavam um gibão azul bordado com detalhes dourados e vermelhos. Chapéu lembrava o de lampião ornado com adereços de palhas e pedras. As calças vermelhas com as laterais trabalhadas. Segundo o carnavalesco, responsável pelo figurino, o figurinista Paulo Carvalho, foram gastos mais de 250 metros de renda e 150 metros de cetim. Parabéns, Paulo! Tudo estava deslumbrante.

Os detalhes dos trajes dos pastores (Foto: Luca Pereira)

Uma visão total do look do pastor (Foto: Lucas Pereira)

0
1 Discussion on “Os looks dos Componentes do Bloco da Saudade”
  • Prezado Fernando, parabenizo sua luta incessante em defesa de Pernambuco nossa História, Arte e Cultura. Não vi o Bloco da Saudade esse ano, mas, sua narrativa e fotos me deram a dimensão da Beleza e Grandeza do Bloco da Saudade. Sugiro, caso os Organismos de Cultura atendam, que o Encontro dos Blocos na segunda feira de Carnaval seja roteirizado pelas ruas do Recife com as apresentações tendo a participação do povo. Essa loucura de correr para o Palco do Marco Zero para não atrapalhar os “shows nada carnavalescos e milionários da PCR” fazem que as pessoas deixem de ver desde o figurino lindo dos Blocos suas evoluções e a harmonia dos Frevos de Blocos. Estão destruindo o Recife durante o ano e no Carnaval destruindo nossa Cultura, Arte e História. Choro quando ando pelas ruas do Recife, até quando vão matar nosso Amado Recife por abandono do Poder Público?
    Grande Abraço Fernando, já trabalhamos juntos na PCR, sou Aposentado/Sobrevivente da PCR, Saúde e Paz pra você e Equipe. Deus Abençoe a todos nós e nossas Famílias, Plenamente, Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.