Fernando Machado

O sim de Cristiane e Pedro Henrique

Cristiane e Pedro Henrique na hora do sim (Foto: Fernando Machado)

Cristiane e Pedro Henrique diante do bolo (Foto: Fernando Machado)

O general João Fernandes Vieira fez uma promessa que mandaria construir uma igreja caso, as forças luso-brasileiras vencessem a Batalha nos Montes das Tabocas, contra os holandeses, ocorrida em 3 de agosto de 1645. E depois da vitória ele cumpriu a promessa e ergueu a Igreja Nossa Senhora do Desterro. A 30 de abril de 1686 chegavam ao Recife os padres Carmelitas Descalços denominados Terésios tendo à frente Frei Manoel da Natividade. O governador João da Cunha Souto Maior. Recebeu-os para uma audiência.

Roberto Guerra, Fernando Tartaruga e Fúlvio Luna (Foto: Fernando Machado)

Na ocasião doou o templo votivo para os Teresianos. A partir daí a Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o convento tomaram o nome de Santa Tereza. Os teresianos viveram em Pernambuco mais de um século, tornando-se suspeitos na independência do Brasil foram expulsos da Província em 1823. Na sua arquitetura há um contraste entre a parte externa e a interna. Dentro é de uma magnificência sem limites. Destaque-se um nicho cercado de ornamentações.

Barbara Ventura e Rafael Feitosa (Foto: Fernando Machado)

Em relevo esculturados em pedra, situado entre duas janelas do côro que dão para a fachada, podemos ver as imagens de Jesus, Maria e José. A Igreja de Santa Tereza é um momento de grande importância cultural e artístico. Monumento do século XVII, esse templo conserva externamente todas as características originais, de estilo maneirista e internamente possui um valioso e rico trabalho em talha dourada, com estilo rococó e belíssimos azulejos policromados.

Camila e Luiz Lubi (Foto: Fernando Machado)

Como em 1849 chegaram a Pernambuco as primeiras irmãs francesas, notasse que sua estadia ficou muito acentuada. A Via Sacra é escrita em francês. O Cruzeiro de Pedra que repousa frente à Igreja foi erguido em 1731. A partir de 1862 o local passou a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia. Foi neste templo rico de história que aconteceu o casamento de Cristiane, filha de Helen e Marcos Antônio Hazin Asfora com Pedro Henrique, filho de Maria de Nazareth e Fernando Antônio Brandão Tartaruga.

João Marcelo e o pai José Neves Filho (Foto: Fernando Machado)

A decoração de Rafael Santos serviu apenas para realçar ainda mais a grandiosidade do local. Rosas brancas, lírios (branco e fuxcia), lisiantos brancos, perpetuas, rosas spray, sorriso de Maria e folhagens de eucaliptos deram aquele toque de glamour à Santa Tereza. O fundo musical foi grifado pela Orquestra Maximus. O casamento foi conduzido pelos padres Tiaraju e Eraldo Germano. O noivo, Pedro Henrique by Via Venetto, ao lado da mãe, Nazareth seguiu até o altar ouvindo o tema do filme Star Wars.

Fernanda Tartaruga (Foto: Fernando Machado)

E ao som da Marcha Nupcial de Felix Mendelssohn, surgiu pela nave central a noiva, Cristiane linda by Sposa, à côté o pai Marcos Antonio. Quando Cristiane e Marcos Antonio estavam próximos ao altar ouvimos a musica mais linda da noite: Ave Maria de Gounod. Cristiane e Pedro Henrique deixaram a Igreja, rumo ao salão de festas do próprio templo, onde receberam os cumprimentos, ao som de Lucky uma canção da cantora Britney Spears.

Helen Jamil Khoury e Marcos Hazin Asfora (Foto: Fernando Machado)

No salão de festas estava muito bonito graças ao decorador Rafael Santos. A Orquestra Maximus tocou para as danças. O bolo de a gente comer rezando para Santo Antônio, era uma verdadeira obra de arte, com arranjos de flores, foi grifado por Eliane e Jane Asfora. Gostaria de lembrar que Pedro Henrique, é neto de um casal que brilhou muito nosso mundo social: Carmen e Antônio Tartaruga.

Nazareth Lins de Queiroz e filho Pedro Henrique (Foto: Fernando Machado)

O bufê grifado pela Anthurios, leia-se Gilson Abreu, constou de coquetel (frios e quentes), bobó de carne seca, crepe francês de frango ao creme de queijo, sinfonia marítima, risoto de frango defumado com brócolis, salada de bacalhau, rocambole (bacalhau e frango), rondelli de presunto e queijo. Tudo isso regado por uísque John Walker e espumante Gran Legado. O cerimonial foi grifado pela Da 11Fonte & Nadal Cerimonial e Eventos.

Isabela Tartaruga (Foto: Fernando Machado)

Thiago Martins e Ana Carolina Lima (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !