Fernando Machado

O Nosso Carnaval começa com Capiba

O boneco gigante de Capiba e Zezita Barbosa (Foto: Fernando Machado)

Ontem os salões da AABB, graças a Capiba, lembravam que era Carnaval, mas não era. O presidente do clube Euler Araújo prestou uma homenagem ao grande compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa, todavia conhecido como Capiba (1904/1997). O evento constou da inauguração de uma estatua feita pelo escultor Genésio de Iputinga, e também um pequeno show em cima dos seus sucessos.

Maestro Spok, a imagem de Capiba e Rose Paes Barreto (Foto: Fernando Machado)

O host do encontro foi o diretor social Antonio Xavier. Tivemos as falas do compositor Luiz Guimarães, do historiador Leonardo Dantas da Silva e do próprio presidente do clube. Leonardo exaltou que ao lado de Capiba curtiu mais de 30 carnavais. Não esqueceu falar dos 18 Bailes da Saudade, criado por ele e pelo jornalista Aldo Paes Barreto. Que foram maravilhosos. Inesquecíveis.

Os pastores do Bloco da Saudade (Foto: Fernando Machado)

A viúva de Capiba, Zezita Barbosa prestigiou o encontro e foi muito festejada. Depois subiram ao palco o Maestro Spok e seu quinteto que começaram cantando Serenata Suburbana. Também fez parte do repertório Recife, Cidade Lendária; De Chapéu de Sol Armado; Cala Boca Menina e Juventude Transviada. Também participaram do show o Coral Canto Livre da AABB e por fim um pequeno grupo de pastoras e pastores do Bloco da Saudade, tendo a frente a presidente Isabel Bezerra.

Euler Araujo, Carlos Eduardo Carvalho dos Santos e Luiz Felipe Moura (Foto: Fernando Machado)

E o Bloco da Saudade deu uma pequena mostra do seu esplendor. Começou cantando Evocação Nº 1, de Nelson Ferreira e depois Madeira que Cupim Não Rói, do Mestre Capiba. Ouvir o Bloco da Saudade é algo extraordinário. E pinçando um trecho de Recife, Cidade Lendária “Recife dos maracatus/ Dos tempos distantes de Pedro I / Responda o que vou pergunta / O que é feito dos teus lampiões? / Onde outrora os boêmios cantavam/ Suas lindas canções”. Não esquecer que os salões da AABB tem o nome do maior compositor de frevo pernambucano.

Leonardo Dantas, o boneco de Capiba e Luiz Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Ângelo Castelo Branco, Francisco José e a imagem de Capiba (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !