Fernando Machado

O Mito Martha Rocha

Hoje, faz 60 anos era realizado no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o primeiro concurso oficial de Miss Brasil. Participaram do conclave seis candidas Martha Rocha (Bahia), Patricia Lacerda (Distrito Federal), Dorama Cury Nasser (Goiás), Zaida Costa Saldanha (Rio de Janeiro), Lygia Carotenuto (Rio Grande do Su)l e Baby Lomani (São Paulo).

b-54-cinco-finalistas

As seis candidatas ao Miss Brasil de 1954 (Foto: Manchete)

O festival de beleza de 1954 foi promovido pelo Diário Carioca e a Folha de São Paulo e teve no júri o poeta Manuel Bandeira, o artista plástico Santa Rosa, o romancista Armando Fontes, a escritora Helena Silveira, os jornalistas Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Pompeu Souza. Primeiro, as seis candidatas desfilaram de maiô e na sequencia de traje de noite.

b-54-martha-rocha-zaida-saldanha-ligia-beatriz-carotenuto

As ter finalistas: Martha, Zaida e Lygia (Foto: O Cruzeiro)

A vencedora representou o Brasil no Miss Universo de 1954 que aconteceu em Long Beach, na California. O Miss Brasil de 1954 teve o seguinte resultado. Em primeiro lugar ficou coma a baiana Martha Rocha, o segundo foi para Zaida Saldanha do Rio de Janeiro e o terceiro para Lygia Beatriz Carotenuto do Rio Grande do Sul.

b-54-ligia-beatriz-carotenuto-marta-rocha -zaida-saldanha-manchete

Lygia Beatriz Coretenuto, Martha Rocha  e Zaida Costa Saldanha (Foto: Manchete)

A carioca Patricia Lacerda que era uma das favoritas não gostou do resultado criou a maior confusão. Disse que teve marmelada porque ela era neta do escritor Coelho Neto, parece que Manuel Bandeira tinha certa queixa com ele. Como sempre não deu em nada. Patricia Lacerda virou atriz de cinema, mas sem muito sucesso.

b-54-manoel-bandeira-martha-rocha_ocruzeiro

Manuel Bandeira enfaixa Martha Rocha como Miss Brasil de 1954 (Foto: O Cruzeiro)

Zaida Costa Saldanha tinha participado do concurso de Miss Distrito Federal e perdera para Patricia Lacerda, mais um motivo que a deixou furiosa, e não ter figurado entre as três finalistas. O fato é que Maria Martha Hacker Rocha do alto dos 1m70 de altura, 95 cm de busto, 60 cm de cintura, 100 cm de quadril, 58 cm de coxa, 21 cm de tornuzelo, 57 kg e 21 anos, até hoje é um mito para os brasileiros.

Gostou ?
Compartilhe !