Fernando Machado

O Maior Espetáculo do Carnaval

a-maria-de-jesus-ferandes

A flabelista Maria de Jesus Bandeira de Melo Fernandes (Foto: Fernando Machado)

a-ana-neri-menezes-bloco-ilusões

Ana Neri Menezes e o seu Bloco das Ilusões (Foto: Fernando Machado)

A Rua da Aurora, do centro do Recife, decididamente é a Meca dos blocos líricos e isso devemos ao carnavalesco Romero Amorim (1938/2012) que criou em 1990, um dos grandes momentos para recordar os nossos antigos carnavais. Para quem sabe, era nas ruas Nova e Imperatriz, que os blocos líricos desfilavam, mas os prefeitos da cidade, resolveram acabar com essa regalia. Esse frevo-canção diz tudo isso: “Vou relembrar o passado / Do meu carnaval de fervor / Neste Recife afamado / De blocos forjados / De cor e esplendor / Na Rua da Imperatriz / Eu era muito feliz, / Vendo o bloco desfilar”.

a-bloco-das-flores

Jane Emirce de Melo e o seu Bloco das Flores (Foto: Fernando Machado)

a-bloco-em-poesia

As pastoras egípcias de Um Bloco em Poesia (Foto: Fernando Machado)

O sol estava chegava ao ocaso, e lua cheia surgiu contrariando a musica que diz: “Todos eles estão errados / A lua é dos blocos líricos / Lua, oh lua / Querem te passar pra trás / Lua, oh lua / Querem te roubar a paz / Lua que no céu flutua / Lua que nos dá luar / Lua, oh lua / Não deixa ninguém te pisar”. Estava previsto para o desfile começar às 16h, mas como tudo do Recife é bagunçado, demorou uma hora. A Maria de Jesus Bandeira de Melo Fernandes segurando um flabelo com os dizeres Aurora dos Carnavais, num carro antigo (Citroen 1947), puxou o cortejo de 27 flabelistas.

a-bloco-folhas-e-retalhos

Olha as pastoras do Bloco Cordas e Retalhos(Foto: Fernando Machado)

a-bloco-inocentes-do-rosarinho

Pastoras e pastores do Bloco Inocentes do Rosarinho (Foto: Fernando Machado)

O host Sérgio Gusmmão anunciou o primeiros bloco para subir na passarela dos blocos líricos. E  foi o Bloco Infantil Sonhos e Fantasias. Depois subiu o Bloco Inocentes do Rosarinho e era quase 21h, quando subiu o Bloco da Saudade, e me emocionei quando cantou o coral puxado por Isabel Bezerra cantou : “Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes / Camponeses, Apôis Fum / e o Bloco Um Dia Só / Os Corações Futuristas, Bobos em Folia / Pirilampos de Tejipió / A Flor da Magnólia / Lira do Charmion, Sem Rival / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos, Se Tem Bote e / Um Dia de Carnaval / … E o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou.”

a-coral-edgard-moraes

O notável Coral Edgar Moraes (Foto: Fernando Machado)

a-bloco-com-você-no-coração

As pastoras do Bloco Com Você no Coração (Foto: Fernando Machado)

De repente o apresentador chama ao palco Madame Min, falou muita bobagem e a pior dizer que os blocos líricos eram o maior representação da nossa cultura. Se era porque no Marco Zero, na segunda-feira de Carnaval, dia dedicado aos Blocos Líricos, eles começam a se apresentar às 16h, para que às 21h, subam ao palco os sambistas do sul maravilha. E isso vem acontecendo desde que ela assumiu a Secretaria da Cultura do Recife. Precisamos convocar a Maga Patológica para enfrentar Madame Min.

a-miriam-leite-jo-mazzarolo

As homenageadas da tarde Carmen Lelis e Jô Mazzarolo (Foto: Fernando Machado)

a-hugo-martins-miriam-leite-heleno-ramalho

Hugo Martins, Miriam Leite e Heleno Ramalho também foram homenageados (Foto: Fernando Machado)

Este ano o Aurora dos Carnavais superou em número de perseguidores, acredito que tinha cerca de oito mil foliões. Todavia os blocos cantaram muitas músicas novas tirando um pouco da nossa  vibração. Uma cantora mirim cantou Vassourinhas, como se fosse frevo-canção, que não agradou. Os compositores Mathias da Rocha e Joana Batista Ramos devem também detestado.

a-sergio-gusmmao-saudade

Sérgio Gusmmão e Bárbara Rodrigues do Bloco da Saudade (Foto: Fernando Machado)

a-tancredo-albuquerque-bloco-de-ilusões

Tancredo Albuquerque e Lea Lucas no Bloco das Ilusões (Foto: Fernando Machado)

Não ouvi nenhum bloco lírico cantar Evocação Nº 1, de Nelson Ferreira: “Felinto Pedro Salgado, Guilherme Fenelon / Cadê seus blocos famosos? / Blocos das Flores, Andalusas, Pirilampos, / Apósfum dos carnavais saudosos / Na alta madrugada o coro entoava / Do bloco a marcha regresso / Que era um sucesso dos tempos ideais / Do velho Raul Morais / Adeus, adeus minha gente / Que já cantamos bastante / Recife adormecia, ficava a sonhar / Ao som da triste melodia”.
a-wadson-lopes-maria-eduarda-barbosa-walisson-henrique-vieira-gleidson-francis

Wadson Lopes, Maria Eduarda Barbosa, Walisson Henrique Vieira e Gleidson Francis do Bloco Artesão de Pernambuco (Foto: Fernando Machado)

a-bloco-da-saudade-flabelista

A flabelista Bárbara Rodrigues do Bloco da Saudade (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !