Fernando Machado

O II COMAR tem novo comandante

João Campos Ferreira Filho, Liane, Taciana Moury e Cesar Faria Guimarães (Foto: Fernando Machado)

Muito bonita com um toque de emoção foi a cerimônia de passagem de comando do II Comando Aéreo Regional, que aconteceu, na manhã chuvosa de sexta-feira, o brigadeiro Cesar Faria Guimarães transmitiu o cargo de comandante para o brigadeiro João Campos Ferreira Filho. Quem presidiu a cerimônia foi o brigadeiro Sérgio Roberto de Almeida, Comandante de Preparo. Um dos momentos mais bonitos foi quando uma revoada de pássaros sobrevoou o pátio onde estavam perfilados os soldados, aguardando a hora de tudo começar.

O arcebispo emérito Dom Fernando Guimarães (Foto: Fernando Machado)

João Campos Ferreira Filho e sua Liane (Foto: Fernando Machado)

O local é um verdadeiro santuário rodeado de altos coqueiros, palmeiras imperial e ciprestes centenários e de quebra fica na planície dos Montes Guararapes, onde aconteceu a Batalha dos Guararapes em 1648/1649. Portanto tudo ali se respira história e patriotismo. Terminada a transmissão de cargo os brigadeiros o Cesar Faria Guimarães João Campos Ferreira Filho, passaram em revista à tropa, ao som do dobrado brigadeiro Cesar Faria Guimarães, executado pela Banda de Musica da Base Aérea do Recife, sob a batuta do maestro Josué Francisco das Neves.

O general Richard Fernandes Nunes e João Alberto (Foto: Fernando Machado)

O Capitão dos Portos Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque e sua Renata Carvalho (Foto: Fernando Machado)

Na sequencia tivemos a fala do comandante substituído e a do Comandante de Preparo. Que até o Recife chorou com saudades do brigadeiro César, por conta da chuva que desabou até o inicio da solenidade. O discurso do brigadeiro Cesar Faria Guimarães, visivelmente emocionado, foi lindo de mais. Um poema com recheio de patriotismo, de amor à Força Aérea Brasileira, à família e aos amigos. O que não faltou foi pomba e circunstancia.

O Capitão dos Portos de Sergipe Luciano Maciel e diretor da Escola de Aprendizes de Marinheiros Rogério Alves Ribeiro (Foto: Fernando Machado)

A fotografa Sheila Wanderley (Foto: Fernando Machado)

Encerrada a solenidade militar aconteceu o desfile da tropa tendo como fundo musical de Fibra de Heróis, de Teófilo Barrosa e Guerra Peixe. Os convidados seguiram até o foyer onde aconteceu um coquetel de a gente comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres. É bom não esquecer que foi o brigadeiro carioca Eduardo Gomes, que colocou o Recife no mapa da aviação brasileira, ao criar o II COMAR.

Ana Lúcia Jaborandy, Maria de Fátima Heise e Sandra Magalhães Mattos (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !