Fernando Machado

O II COMAR tem novo comandante

Os brigadeiros Aguiar, Rossato e Egito (Foto: Fernando Machado)

O brigadeiro Walcyr à côté major Verônica Souza Lacerda (Foto: Fernando Machado)

Fazia tempo, e bota tempo nisso, que não assistia uma solenidade militar foi tão prestigiada como a última passagem de comando do II Comando Aéreo Regional, pois até o final do ano vai virar Guarnição do Recife. Estamos nos referindo aquela que o major brigadeiro do ar Luiz Fernando de Aguiar passou para o brigadeiro do ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, com direito a muita pompa e circunstância.

Desembargador Leopoldo Raposo, ministro Raul Jungmann, governador Paulo Câmara, brigadeiros Rossato, Aguiar e Walcyr (Foto: Wagner Ramos)

A cerimônia foi presidida pelo governador Paulo Câmara. A trilha sonora foi da Banda de Música da Base Aérea do Recife, sob a batuta de Josué Francisco das Neves. Primeiro tivemos a execução do Hino Nacional, cantado por um coral de 3.500 vozes. O local um santuário rodeado de altos coqueiros, palmeiras imperial e ciprestes centenários e de quebra fica na planície dos Montes Guararapes, onde aconteceu a Batalha dos Guararapes em 1648/1649. Tudo ali se respira história e patriotismo.

Os brigadeiros Walcyr e Aguiar passando revista na tropa (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi iniciada quando a chegada ao palanque do governador Paulo Câmara, do Ministro de Defesa Raul Jungmann, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e do Comandante de Preparo, tenente-brigadeiro Antônio Carlos Egito do Amaral. Os comentaristas, sargentos Leandro Santos e Cristine Ferreira, convidam os brigadeiros do ar Luiz Fernando de Aguiar e Walcyr Josué de Castilho Araujo para ocuparem seus lugares para a passagem de comando.

Ana Raquel Montenegro, Ana Lucia Jaborandy, Claudia Moura e Maristela Portella (Foto: Fernando Machado)

O ato foi presidido pelo brigadeiro do ar Antônio Carlos Egito do Amaral. Terminada a transmissão de cargo os brigadeiros do Luiz Fernando de Aguiar e Walcyr Josué de Castilho Araujo, passaram em revista à tropa, ao som do Hino Sete de Setembro. Tivemos as falas do brigadeiro do ar Luiz Fernando de Aguiar, do novo comandante Walcyr Josué de Castilho Araujo, do brigadeiro Antônio Carlos Egito do Amaral, e do Ministro da Defesa Raul Jungman.

Os desembargadores Leopoldo Raposo, Eurico de Barros e Manuel Erhardt com o general Arthur da Costa Moura (Foto: Fernando Machado)

Todos elogiaram a ação do brigadeiro Eduardo Gomes, o carioca que colocou o Recife no mapa da aviação brasileira, ao criar o II COMAR. Agora é o pernambucano Raul Jungman que vai desativá-lo. Porém, todos elogiaram a idéia brigadeiro Eduardo Gomes, o carioca que colocou o Recife no mapa da aviação brasileira. Neste momento como faz falta um político como Marco Maciel.

Sheila Matuchwski, Sarah Moreira, Lais Costa e Sueçy Reis (Foto: Fernando Machado)

O discurso do brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar foi lindo de mais. Um poema com recheio de patriotismo, de amor à Força Aérea Brasileira, à família e aos amigos. Fiquei muito orgulhoso porque o brigadeiro Aguiar incluiu nosso nome nessa lista. Não me causou surpresa, pois o cidadão Luiz Fernando de Aguiar é um gentleman e sua esposa Teresinha, uma lady. Sentirei muita falta do casal.

O brigadeiro Aguiar e Teresinha com o filho Fernando (Foto: Fernando Machado)

Encerrada a solenidade militar aconteceu o desfile da tropa ao som do dobrado brigadeiro Luiz Fernando Aguiar e na seqüência a canção do II COMAR letra do meu amigo o coronel aviador Gilberto de Castro e musica do capitão musico Moisés da Paixão. Os convidados seguiram até o foyer onde aconteceu um coquetel de a gente comer rezando para Nossa Senhora dos Prazeres.

O brigadeiro Walcyr cumprimentando o governador Paulo Câmara (Foto: Wagner Ramos)

Os apresentadores Leandro Santos e Cristine Ferreira (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !