Fernando Machado

O eterno Chanel Nº 5

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Coco Chanel admirada pela sua grande invenção (Foto: Divulgação)

Há 95 anos, a estilista Coco Chanel (1883/1971) lançava um perfume que é ainda sinônimo de glamour. E quem criou o perfume foi o perfumista russo Ernest Beaux (1881/1961), a pedido de Coco Chanel. Chanel Nº 5 é uma marca de perfume, mais importante e conhecido da Chanel S.A., líder de vendas em todo o mundo. Coco Chanel pretendia criar um perfume de aroma inimitável, em suas palavras “um perfume com cheiro de mulher”, cuja matéria prima é baunilha.

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Marilyn Monroe foi quem colocou o perfume na liderança de vendas (Foto: Divulgação)

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Gisele Bundchen não podia ficar longe do Chanel Nº 5 (Foto: Divulgação)

Seu nome se deu por ser o quinto aroma a ser produzido e por ser o número da sorte da estilista que o apresentou aos seus amigos no dia 5 de maio de 1921. Foi o primeiro a incorpoar o aldeído, nota sintética capaz de realçar o aroma dos ingredientes naturais presentes na fórmula. Todavia, foi a diva norte-americana Marilyn Monroe (1926/1962) quem eternizou o seu uso ao declarar que só dormia despida e com duas gotas do perfume. Pronto o Chanel Nº 5 virou líder de vendas no mundo.

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O criador Ernest Beaux e o vidro do Chanel Nº 5 (Fotos: Divulgação)

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A atriz Catherine Deneuve fez propaganda do seu perfume (Fotos: Divulgação)

A Chanel S.A. produziu para as mulheres, depois do Chanel Nº 5, é lembrar que Coco Chanel já tinha falecido, o Coco em 1984, o Allure em 1996, o Madeimoselle em 2001, o Chance em 2003, o Allure Sensuelle em 2006 e Chance Eau Faiche em 2007. A empresa sentindo que os homens também necessitava de aromas da Chanel, lançou Égoiste Lui em 1993 e Allure Sport em 2004. E como sou fã de carteirinha de Marilyn Monroe uso nos grandes momentos o Chanel Nº 5.

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Brad Pitt também entrou na roda do Chanel Nº 5 (Foto: Divulgação)

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