Fernando Machado

O Cordão do Bola Preta

Caveirinha está do lado direito da porta estandarte (Foto: Portal do Cordão)

Este ano realizei um dos grandes sonhos o de assistir a saída do Cordão do Bola Preta. Lembra muito o desfile do Galo do Madrugada, com uma vantagem não tem trio elétrico, são carros de som, e nada de musica baiana. Uma multidão incalculável fazia peregrinação na frente e atrás dos quatro carros. Nessa manifestação saiam Virginia Lane, Elisete Cardoso, Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira, Noel Rosa, Pixinguinha, Blecaute, para citar apenas estes nomes.

 Esse quarteto causou na Avenida Rio Branco (Foto: Fernando Machado)

Sai de lá empolgado com o entusiasmo e um publico menos feio do que o do Galo da Madrugada. Não esquecer que os travestis também marcam presença no Cordão do Bola Preta. Muitas alas, principalmente jovens, fantasiados fazem a beleza do bloco. Nossos olhos ficam enlouquecidos com os deuses e as deusas do ébano, se rebolando e dando pinta. Muitos foliões, principalmente os travecos trocam o estribilho do hino quem não chora não mama / Segura meu bem a chupeta (genitália). Ninguém pode com eles ou seriam elas?

Essa Nega Maluca fez o maior sucesso no Bola Preta (Foto: Fernando Machado)

O Cordão da Bola Preta foi fundado em 13 de dezembro de 1918, na Rua da Gloria, 88, no Rio de Janeiro, por Álvaro Gomes de Oliveira (Caverinha) e Francisco Carlos Bricio, Francisco Brício Filho (Chico Brício), Eugênio Ferreira, João Torres e os três irmãos Jair e Joel Oliveira Roxo e Arquimedes Guimarães. O nome surgiu porque Caverinha ao ver uma mulher linda de preto denominou o bloco com esse nome.

Este deus de ébano foi muito assediado pela turma alegre pois queriam sua proteção (Foto: Fernando Machado)

O atual presidente é Pedro Ernesto Marinho e sua sede fica na Lapa. A atual madrinha é a cantora Maria Rita e a porta-estandarte Leandra Leal. A madrinha é Ludmila. O Bola Preta desfila no sábado de carnaval e disputa com o nosso Galo da Madrugada o título de maior o maior bloco de carnaval do mundo. Marchinha do Bola Preta composta por Nelson Barbosa e Vicente Paiva foi gravada pela cantora Carmen Costa.

Os palhaços arrebentaram no Cordão do Bola Preta (Foto: Fernando Machado)

E ele sai da Avenida Rio Branco e cantando “Quem não chora não mama / Segura meu bem a chupeta / Lugar quente é na cama / Ou então no Bola Preta / Vem pro Bola meu bem / Com alegria infernal / Todos são de coração / Todos são de coração / Foliões do carnaval (Sensacional!)”. E encerra cantando a famosa musica Cidade Maravilhosa: “Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil / Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil / Berço do samba e de lindas canções / Que vivem n’alma da gente / És o altar dos nossos corações / Que cantam alegremente”. É lindo demais. No próximo ano quero fazer parte dos festejos os seus 100 anos.

A passagem dos carros com as atrações (Foto: Fernando Machado)

 

Gostou ?
Compartilhe !