Fernando Machado

O café do Galo da Madrugada no Museu

d-romulo-ana-neri-meneses

Rômulo Meneses à côté Ana Neri, linda e elegante num deux pièces cravejado de caranguejos (Foto: Fernando Machado)

O Forte de São Tiago das Cinco Pontas, ou Museu da Cidade do Recife, no estilo de edificação holandesa do século XVII, construído pelo engenheiro holandês Tobias Commersteijn sob a direção de obras de Peter Van Buerer. Nunca é demais falar da sua construção que foi providenciada para garantir o suprimento d’água das cacimbas de Ambrósio Machado, no extremo sul da Ilha de Antônio Vaz, único lugar onde havia água potável no Recife, assim como para impedir que barcos inimigos penetrassem pelas áreas baixas do Rio Capibaribe.

d-geraldo-julio-de-melo-junior

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, é um grande folião (Foto: Fernando Machado)

A fortaleza teve, inicialmente, o nome de Frederik Hendrik, em homenagem ao Príncipe de Orange. O apelido Cinco Pontas é devido a sua forma original, pentagonal, remetendo a uma estrela. Em 1654, as forças brasileira e portuguesas, comandadas por André Vidal de Negreiros e pelo general Francisco Barreto de Menezes, derrotaram os holandeses e ocuparam o Forte das Cinco Pontas, tendo a rendição ocorrida na Campina do Taborda, porta sul da cidade, no arredores do Forte.

d-amaury-do-recife

Amaury do Recife e sua fantasia, deslumbrante, made Italy (Foto: Fernando Machado)

Em 1677, após a rendição dos holandeses, o forte foi reconstruído em pedra e cal com apenas quatro baluartes. Seu nome foi mudado para Forte de São Tiago, mas o povo, fiel a sua origem, naquela época os pernambucanos amavam sua cultura, logo o chamou de São Tiago das Cinco Pontas. Com a expansão da cidade o forte perdeu seu sentido de defesa e ganhou novos usos. Nos séculos XVIII e XIX funcionou como prisão e mais tarde como quartel militar. Em 1938 foi tombado como patrimônio nacional e, em 1980 foi restaurado e a partir de 1982 passou a sediar o Museu da Cidade do Recife.

d-fausto-amanda-campos

O desembargador Fausto Campos e sua Amanda, outra presença feminina linda (Foto: Fernando Machado)

Pois foi nesse ambiente onde se respira historia que aconteceu o café da manhã do Galo da Madrugada. O local é tão grandioso que o maior bloco carnavalesco do mundo, deu partida para o Carnaval do Recife no local. A concentração ocorreu às 7h, para cerca de 800 convidados e foram recepcionados pelo presidente Rômulo Meneses, e pela primeira dama do Galo da Madrugada, Ana Neri. Desde 1979, a agremiação carnavalesca mantém a tradição do café da manhã, marcando a concentração do desfile, que começou pontualmente às 9h pelas ruas do bairro da Boa Vista.

d-frederico-neves-marcia

O desembargador Frederico Neves e sua elegante esposa Márcia (Foto: Fernando Machado)

São Tiago, no seu santuário encravado na parede principal do pátio interno do Museu da Cidade do Recife, testemunhou muita coisa, a maioria dos repórteres de vídeo desfilando como se fossem estrelas imortais. Cumprimentavam apenas as autoridades, ou então pessoas que fosse precisar de alguma ajuda. E fiquei pensando nem sabe eles que tudo é tão efêmero, perdeu o emprego perdeu a fama. E quando esse ocaso chega deve ser muito difícil enfrenta-lo. Alguns que já figuraram na minha lista de elegantes, fazem que não me conhecem.

d-isabela-stenio-neiva-coelho

O desembargador Stenio Neiva Coelho e Márcia, ambos chiques (Foto: Fernando Machado)

Agora vamos à realidade. O bufê tipicamente nordestino foi assinado pelo Ivonete Bullock Buffet, que somente foi servido quando o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio de Mello Filho chegaram. Quando eles e suas entourages se mandaram, acho que eles não passaram nem meia hora. Acho que nem Paulo e nem Geraldo Julio tocaram no cardápio quando destacamos vários tipos bolos, vários tipos de tortas, macaxeira com carne de charque desfiada, cuscuz, tapioca, mungunzá, salada de frutas, pastelão de frango e ricota, ovos fritos com bacon.

d-silvio-costa-filho-cristiana

Um casal bonito: deputado Silvio Costa Filho e Cristiana (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !