Fernando Machado

O brilho de Clementina

Resultou num sucesso a palestra que a designer Clementina Duarte proferiu no Museu do Estado, semana passada. A apresentação teve um power-point com mais de 80 jóias, a maioria de coleções recentes e encomendas de clientes do Recife, São Paulo, Rio, Washington, Brasilia e Nova York.

A palestra já tinha sido apresentada antes na FAAP, a principal faculdade de design do Brasil, com público de cerca de 200 participantes. Um momento de emoção foi aquele que Clementina homenageou Dom Hélder Câmara. Para quem não sabe Dom Helder Câmara foi seu grande incentivador e levava autoridades e personalidades ao seu ateliê de Casa Forte. Entre estes destacamos a princesa Irene da Holanda.

clementina-duarte
A designer Clementina Duarte (Foto: Divulgação)

Entre as presenças anotamos Marta Freire, Vera Brennand, Margot Monteiro, Maria Digna Pessoa de Queiroz e Dona Madalena Arraes, que ficou sensibilizada quando a designer lembrou do desfile das suas jóias no Palácio do Campo das Princesas, em homenagem ao Bicentenário da Revolução francesa. Na época dona Madalena era a primeira dama de Pernambuco.

Informação importante: Uma vez Clementina estava conversando com Dom Helder sobre as dificuldades de fazer jóias no Recife e ele disse “Clementina minha filha, por favor, continue sempre a criar com este dom que Deus lhe deu, pois sem suas jóias o Recife será mais pobre.”

Gostou ?
Compartilhe !