Fernando Machado

Noticias da Bahia

O conjunto arquitetônico do Convento e Igreja de São Francisco e Ordem Terceira, no Pelourinho, está entre os 27 concorrentes para se tornar uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Ao todo, são finalistas nove monumentos da África, oito da América Latina, dos quais sete estão no Brasil e 10 na Ásia. Para votar acesse o site http://www.7maravilhas.sapo.pt . O resultado será apresentado em 10 de junho de 2009.

Na América do Sul além da Bahia estão em votação: Forte do Príncipe da Beira (Rondônia), a Igreja de São Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto), o Mosteiro de São Bento de Olinda (Olinda), o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas de Campos, Minas Gerais), Convento de Santo António e Ordem Terceira (Recife) e a Colônia de Sacramento (Sacramento, Uruguai).

Tudo começou com a criação da New 7 Wonders Foundation, com sede no Le Corbusier, em Zurique, pelo suíço Bernard Weber que lançou a votação para eleger as novas 7 Maravilhas do Mundo, em 2001. A idéia de Weber consistia em envolver a população mundial numa campanha de divulgação do patrimônio construído pelo homem e com isso contribuir para a sua preservação. Dando continuidade a proposta, foi realizada a eleição das 7 Maravilhas Portuguesa no Mundo. Numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses.

A Bahiatursa e a Secretaria de Turismo da Bahia estão apoiando a vinda de dois jornalistas da emissora de televisão mais vista em Portugal, a RTP. Os profissionais chegam na próxima terça-feira para a realização de matérias especiais sobre o convento de São Francisco e Ordem Terceira.

Gostou ?
Compartilhe !