Fernando Machado

Noticias da Bahia

A igreja de São Francisco, no Pelourinho, em Salvador, no estilo barroco é toda revestida de talha dourada, que lhe dá a aparência de um grande templo de ouro, foi inaugurada em 1713. Os painéis de azulejos que revestem as paredes do fundo representam cenas da vida de São Francisco de Assis. Do lado direito, temos as capelas de São Benedito, São Pedro e São José.

ba-igreja-são-francisco

Igreja de São Francisco no Pelourinho (Foto: Divulgação)

A imagem do altar de Santo Antônio é grifada ao escultor baiano Manuel Inácio da Costa. Na Capela Mor o seu pavimento é em pedra lavrada à maneira de alcatifa, que veio de Portugal em 1738. Os azulejos, com cenas da vida de São Francisco, foram executadas em Lisboa por Bartolomeu Antunes em 1737.

ba-sao-francisco-roberto-macedo

O alta mor da Igreja de São Francisco (Foto: Roberto Macedo)

O altar mor tem sofrido algumas modificações. O celebre quadro de Murilo, que representa o Crucificado abraçando São Francisco, inspirou ao artista baiano Pedro Ferreira a escultura que, desde 1930, ocupa o tono do alta mor. O rico lampadário de prata que pende do teto data de 1758.

ba-são-francisco-roberto-macedo

O crucificado abraçando São Francisco by  Pedro Ferreira (Foto: Roberto Macedo)

No altar de Nossa Senhora da Conceição, que faz pendant com o de Santo Antonio, temos a imagem atribuída ao artista Manuel Inácio da Costa. Segue-se o imponente altar de Nossa Senhora da Glória. No mesmo altar está a imagem de Nossa Senhora da Piedade de outro artista baiano Antonio Sousa Paranhos. As três capelas laterais são dedicadas a Sant’Ana, Santa Luzia e Santa Efigênia.

Gostou ?
Compartilhe !