Fernando Machado

Notícias da Alemanha

Os governos Federal e estaduais querem a continuação de três programas de incentivo à pesquisa e ao ensino superior bilionários. O primeiro é a segunda etapa do Pacto Educacional, que prevê cerca de 275 mil novas vagas para atender aos alunos a mais que devem chegar ao ensino superior até o ano de 2015. Comparado com o Pacto Educacional I, a partir do ano 2007 a despesa por aluno passou de 22.000 euros para 26.000.

O Pacto de Ensino II inclui novamente um fundo para projetos da Deutsche Forschungsgemeinschaft no valor 1,5 bilhão de euros, que será destinado para melhoria de instalações físicas para a pesquisa universitária. O custo, até 2015, será assumido apenas pelo Governo Federal.

Para continuação da Iniciativa Excelência até 2011, foi disponibilizada uma verba de 2,7 bilhões de euros, beneficiando as instituições de ensino superior via competições. O objetivo é manter a construção da pesquisa de ponta das universidades alemãs e sua colocação no cenário internacional. Já o Pacto para a Pesquisa e Inovação garante a organizações de pesquisas até 2015, com um aumento anual dos seus orçamentos de 5%.

Gostou ?
Compartilhe !