Fernando Machado

Nos Bastidores da Política

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o 2º Relatório de Monitoramento e Avaliação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. A publicação apresenta um resumo das estratégias digitais, em especial o Programa Conecte SUS e seus projetos estruturantes e, a partir dos seus objetivos e metas, define quais são os indicadores a serem monitorados.

De acordo com o relatório, nesta segunda publicação foram preenchidas várias lacunas apontadas no primeiro relatório de 2020 e foram definidos ritos processuais clássicos de monitoramento e avaliação, tais como seleção, proposição, aprovação, manutenção, extração de dados, cálculo e interpretação dos indicadores, compilação, análise e transparência dos resultados.

A publicação elaborada pela Secretaria Executiva do Ministério da Saúde vai ao encontro de diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que orienta que as intervenções digitais sejam monitoradas quanto à funcionalidade, estabilidade, fidelidade e qualidade, e avaliadas quanto à usabilidade, eficácia, efetividade e aos custos.

Gostou ?
Compartilhe !