Fernando Machado

Nos bastidores da política

Em reconhecimento aos serviços prestados à cardiologia nacional, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu a Medalha Dante Pazzanese do presidente interino da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Celso Amoedo. A entidade era presidida por Queiroga, que precisou se licenciar em função do cargo público que ocupa. O ministro foi agraciado com a honraria durante visita à instituição no Rio de Janeiro. Ao entregar a medalha, Amoedo desejou sucesso na gestão de Queiroga no ministério. “Você tem uma carreira brilhante pela frente”, afirmou.

A retomada gradual das atividades com a flexibilização das restrições impostas devido à necessidade de distanciamento social trouxe uma nova demanda para a indústria: tecnologias que contribuam no controle e monitoramento da Covid-19. Uma destas inovações, financiada com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, é uma plataforma para identificação e rastreamento de pessoas que apresentem temperaturas elevadas em ambientes comunitários.

O Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE/Ebserh/MEC) participa de um estudo que criou um dispositivo que propõe, via um robô, realizar a desinfecção de ambientes e pode ajudar no combate à Covid-19, por exemplo. Trata-se do Aurora 2.0, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Informática da UFPE, que utiliza de Inteligência Artificial e radiação ultravioleta. O mecanismo está sendo testado no Hospital-Escola para avaliação da usabilidade e da neutralização de vírus, como o coronavírus, e outros microrganismos patogênicos, como bactérias e fungos.

Gostou ?
Compartilhe !