Fernando Machado

Nos bastidores da Política

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus. De acordo com a legislação, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades presenciais, sem prejuízo da remuneração, ficando à disposição para exercer as atividades no domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

A nova Central de Tratamento Intensivo e a Central de Laboratórios do Hospital Universitário de Santa Maria, vinculada à Rede Ebserh/MEC (HUSM-UFSM/Ebserh/MEC), foram entregues oficialmente quarta-feira. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria, com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e da superintendente do HUSM, Elaine Resener, seguindo os protocolos sanitários e de distanciamento social. Os novos espaços do HUSM receberam o total de R$ 21 milhões em investimentos do Governo Federal.

Cientistas da Escócia e do Reino Unido divulgaram os resultados de estudo, com 99% da população escocesa, que avaliou, pela primeira vez, a efetividade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca – produzida no Brasil pela Fiocruz – em relação às hospitalizações por Covid-19. A análise indicou que, para ambas as vacinas, a aplicação de uma única dose resultou na redução substancial do risco de hospitalização. O estudo foi divulgado em preprint no site da revista The Lancet e teve partipação de instituições como a Universidade de Oxford, de Edinburgh, de St. Andrews, dentre outras.

Gostou ?
Compartilhe !