Fernando Machado

Nos Bastidores da Política

O Ministério de Minas e Energia divulgou na última semana os dados sobre o faturamento do setor mineral, que em 2020 atingiu a marca de R$ 209 bilhões. Esse desempenho superou as expectativas e impactou positivamente o setor da mineração no País. Os dados são da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral ao fazer um balanço dos resultados obtidos pelo setor ao longo do ano passado, cuja arrecadação de tributos foi de R$ 72,3 bilhões.

Projetos que visam ao Patrimônio Cultural material e imaterial terão prioridade na captação de recursos via lei de incentivo fiscal, conforme a Portaria nº 24 da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Publicada em dezembro de 2020, a portaria também prioriza propostas referentes à atividade museológica, ações plurianuais e conservação de acervos. O objetivo principal da portaria é instituir metas de análise de propostas culturais.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, conheceu, sexta-feira, detalhes do acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura de pesquisa do Brasil, em visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas (SP). Fonte de luz síncroton brasileira de quarta geração, o Sirius funciona como um grande microscópio, permitindo estudos e soluções para áreas como saúde, energia e meio ambiente, incluindo pesquisas relacionadas à Covid-19.

Gostou ?
Compartilhe !