Fernando Machado

Nos bastidores da Política

O presidente Jair Bolsonaro esteve quarta-feira, em Campinas (SP), para oficializar o início das pesquisas no acelerador de elétrons Sirius, maior e mais complexo projeto científico já desenvolvido no Brasil. O Sirius é um acelerador de última geração que promete ajudar no desenvolvimento de pesquisas em várias áreas, desde a física básica até a ciência médica. É considerado uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo, um enorme microscópio. A Manacá, primeira estação de pesquisa em uso no Sirius, já estava sendo usada em caráter emergencial para apoiar pesquisas relacionadas à Covid-19.

O presidente Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes na cerimônia e da oficialização das pesquisas (Foto: Marcos Correa / PR)

Recentemente um assunto, nada comum, tomou conta das redes sociais: beber álcool em gel faz mal à saúde? Essa pergunta surgiu após relatos de consumo do produto em substituição à bebida alcoólica tradicional. Para sanar esse questionamento, trouxemos a médica do Núcleo de Saúde do Trabalhador, da Coordenação de Saúde do Trabalhador, Isabella Brasil, respondeu que, de fato, o álcool gel pode sim trazer riscos a saúde, não só pelo grande teor alcoólico, de 70%, mas também pelo fato de o produto conter substâncias cuja ingestão não é recomendada.

Gostou ?
Compartilhe !