Fernando Machado

Noite Portuguesa no Sheraton do Paiva

Guido Stütz e Ana Laura, Marcelo Rocha e Arturo Pinto movimentaram, sábado, no restaurante Reserva, do Sheraton Reserva do Paiva, uma Noite Portuguesa, grifada pelo chef português Fernando Fonseca. Num tablado estava a fadista Ceci Medeiros acompanhada dos violonistas Luigi Lagoia e Nelson Novais. E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom.

a-chef-fernando-fonseca

Fernando Fonseca no final, recebeu os parabéns pelas suas delicias portugesas (Foto: Divulgação)

A fadista Ceci Medeiros que possui uma voz linda interpretou músicas de Amália Rodrigues. A primeira musica Ai Mouraria: “Ai mouraria / Dos rouxinóis nos beirais / Dos vestidos cor-de-rosa / Dos pregões tradicionais / Ai mouraria / Das procissões a passar / Da severa em voz saudosa / Na guitarra a soluçar / Ai mouraria / Da velha rua da palma / Onde eu um dia / Deixei presa a minha alma / Por ter passado / Mesmo a meu lado / Certo fadista / De cor morena / Boca pequena / E olhar trocista / Ai mouraria / Do homem do meu encanto / Que me mentia / Mas que eu adorava tanto”.

a-luigi-lagioria-ceci-medeiros-nelson-novais

Os fadistas Luigi Lagioia, Nelson Novais e Ceci Medeiros (Foto: Fernando Machado)

E quando estava servindo o jantar, os fadistas atacaram “Numa casa portuguesa fica bem / Pão e vinho sobre a mesa / E se à porta humildemente bate alguém / Senta-se à mesa co’a gente / Fica bem esta franqueza, fica bem / Que o povo nunca desmente / A alegria da pobreza / Está nesta grande riqueza / De dar, e ficar contente / Quatro paredes caiadas / Um cheirinho à alecrim / Um cacho de uvas doiradas / Duas rosas num jardim / Um São José de azulejo / Mais o sol da primavera / Uma promessa de beijos / Dois braços à minha espera / É uma casa portuguesa, com certeza!”

a-mauricio-rands-patricia

Mauricio Rands à côté Patricia (Foto: Fernando Machado)

E o cardápio era de se comer rezando de joelhos para Santo Antônio estava assim: Pequeno petisco surpresa com o vinho Ceiva Codorniu, depois acorda de bacalhau com ovo escalfado de Alentejo acompanhado do Maria Izabel branco; arro9z de cordeiro à moda da Beira Baixa, com Maria Izabel tinto; caldeirada de frutos do mar, um prato típico do Algarve com polvo, lula, camarão, pescada e mexilhão e com Quinta Maria Izabel branco e para sobremesa pastel de nata, toucinho do céu e pastel de Tentugal.

a-marcelo-rocha-fernando-fonseca-guidostutz-arturo-pinto

Marcelo Rocha, Guido Stütz, Fernando Fonseca e Arturo Pinto (Foto: Fernando Machado)

E quando saia do Reserva, ouvi os fadistas arrasando com “Não sei, não sabe ninguém / Por que canto o fado / Neste tom magoado / De dor e de pranto / E neste tormento / Todo o sofrimento / Eu sinto que a alma / Cá dentro se acalma / Nos versos que canto / Foi Deus / Que deu luz aos olhos / Perfumou as rosas / Deu ouro ao sol / E prata ao luar / Foi Deus / Que me pôs no peito / Um rosário de penas / Que vou desfiando / E choro a cantar / E pôs as estrelas no céu / E fez o espaço sem fim / Deu o luto as andorinhas / Ai, e deu-me esta voz a mim”.

a-sheila-wanderley-ana-laura-stutz

Sheila Wanderley e Ana Laura Stütz (Foto: Fernando Machado)

E assim se passou a noite, com os olhos se enchendo de bom gosto, os ouvidos atentos ao bom papo e a boca se fartando de gosto bom. O Reserva estava lotado. Sem dúvida um sucesso colossal. Entre as pessoas que estavam curtindo a Noite Portuguesa, lembramos Patricia e Mauricio Rands, Auri e José Antônio de Lucas Simon, Andrea e Henrique Cartaxo, Sheila Wanderley e João Alberto Sobral.

Gostou ?
Compartilhe !