Fernando Machado

No Siri o Frevo é O suingue popular

b-paulo-braz-elizabeth-ricardo-carvalho

Paulo Braz, Elizabeth e Ricardo Carvalho (Foto: Fernando Machado)

“Cuidado menina não deixa fugir /O siri da lata / Quero ver quem aguenta o rojão / Neste chão, neste sol / Neste frevo até quarta / Não é de ouro / Não é de prata mas vale um milhão a sua pata / Assegura a imprensa e toda a moçada /Do siri siri do siri na lata / Por isso olho na tampa, na brecha da lata / Na flecha do indio, na ação do pirata / Se o danado fugir / Vai chorar a mulata / Não tem mais / carnaval.”

b-geraldo-julio-de-mello-filho-cristina

Geraldo Júlio de Mello Filho à côté Cristina (Foto: Fernando Machado)

b-alexandre-mirinda-adriana

Alexandre Mirinda e Adriana (Foto:  Fernando Machado)

Esse refrão da música Siri na Lata composto pelo homenageado do Baile do Siri, o compositor Carlos Fernando, retrata o espírito do verdadeiro siriano, que está chegando ao trigésimo oitavo Carnaval. Nasceu nas ladeiras de Olinda em 1976, pelas mãos do jornalista Homero Fonseca. Sempre foi um bloco de jornalistas. E como um siri numa lata, jornalista faz barulho criticando, denunciando, protestando.

b-ana-carla-elias-gomes

Ana Karla e Elias Gomes (Foto: Fernando Machado)

b-andre-correia-maria-cecilia

André Correia e Maria Cecilia (Foto:  Fernando Machado)

O seu nome completo era Bloco Anárquico Armorial Siri na Lata. Anarquia era a marca do grupo. Nunca teve sede, sócios nem diretoria. As brincadeiras e críticas espirituosas é que faziam a diversão dos sirinianos.  E no domingo de Carnaval, todo mundo se reunia num bar à beira-mar de Olinda conhecido como Maconhão para depois subir a ladeira.

b-glauber-vasconcelos-georgia

Glauber Vasconcelos e Geórgia (Foto: Fernando Machado)

b-mariana-fantato-celso-coli

Mariana Fantato e Celso Coli (Foto:  Fernando Machado)

Almir Rouche e Joana Gatis, a musa do baile, abriram meia-noite no Clube Português, a prévia do Siri na Lata, prestando homenagem ao compositor Carlos Fernando. Foram muitas horas de frevo, o ritmo que sempre predomina nas festas do Siri. A cantora Fabiana Karla, a Perséfone de Amor à Vida, mostrou o que sabe fazer com a voz. Começou com Banho de Cheiro, sucesso na gravação de Elba Ramalho e depois outros frevos de Capiba, Moraes Moreira, Zé Ramalho.

b-graça-lima-carol-ricardo-maria-eduarda-carvalho

Graça Lima, Carol, Ricardo e Maria Clara Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

b-meyrielle-abrantes

A Musa do blog Mayrielle Abrantes (Foto:  Fernando Machado)

Também subiram ao palco do clube China, Moraes e Dayse, da Banda Asas da América, o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Preto Velho e Mulatas. A decoração do Português, é da diretora de arte Leiloca e do publicitário Wagner Nogueira, a partir de criação da musa Joana Gatis, remete referências ao compositor na forma de fotos, caricaturas e capas de discos do Asas da América. Tudo sobreposto ao alegre e irreverente siri.

b-ronan-drummond-mariana-fantato-simone-drummond

Ronan Drummond, Mariana Fantato e Simone Drummond (Foto: Fernando Machado)

b-silvio-isabela-neiva-claudia-mauro-alencar

Silvio e Isabela Neiva, Claudia e Mauro Alencar (Foto:  Fernando Machado)

Os produtores Ricardo Carvalho e Paulo Braz estão de parabéns, pois a prévia não tem grandes atrações e é um sucesso colossal. Apesar dos costumeiros seguidores do Siri, como políticos, que por conta do assedio, Paulo Câmara não quis começar seu caminho para o Palácio do Campo das Princesas como siriano. Muitos jovens bonitos e o que é mais importante o frevo goleia a musica baiana. Quem não gosta das músicas de Capiba, Nelson Ferreira, Luiz Bandeira, etc, “ou é ruim da cabeça ou doente do pé.”

b-carlos-augusto-costa-juliana

Carlos Augusto e Juliana Costa (Foto: Fernando Machado)

b-clotilde-antonio-mario-pinto

Clotilde e Antônio Mario Pinto (Foto:  Fernando Machado)

E como reza a música Nem Sempre Lili TocaFlauta, de Carlos Fernando, o clima da noitada era assim: “Lili lili / Como e bonito te ver / Lili lili / É chique ficar com você / Lili alegre toca flauta / No leito do seu bas-fond / Lili tambem como piaf Amante de la chanson / Lili verdade ou fantasia / Criada pelos foliões / Da lenda bonita nasce o bloco / Do mito bonito / Nossos corações”. Enquanto Meyrielle Abrantes arrasava como sempre, o seu ex estava flertando com Joana Gatis.

b-eliane-coutinh-taciana-bravo-fanna-mendonça

Eliane Coutinho, Taciana Bravo e Fanna Mendonça (Foto: Fernando Machado)

b-felipe-carreras-fabiana

Felipe Carreras e Fabiana (Foto:  Fernando Machado)

Informação carnavalesca: O primeiro baile aconteceu no Clube Batutas de São José. Depois foi para um local mais amplo, o Clube Atlântico de Olinda. Com o passar dos anos, a prévia recebia cada vez um púbico maior e precisou de mais espaço. Mudou para a Torre Malakoff, Cais da Alfândega, Clube Líbano e agora está no Clube Português. O bloco não sai mais às ruas, mas o sucesso do baile permanece.

b-sandra-janguiê-diniz

Sandra e Janguiê Diniz (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !