Fernando Machado

No Arraial de Misa

Eram 18h, hora do Angelus, quando Misa Lilioso Lucena, à côté freis Domingos Sávio, Edilson, Faustino e Juscelino, começaram a cerimônia de acender a fogueira, na praça em frente da sua casa da Encruzilhada. Espiei para o céu e lembrei da canção de Luiz Gonzaga e José Fernandes, “Olha pro céu, meu amor / Vê como ele está lindo”, não pude continuar “Olha praquele balão multicor / Como no céu vai sumindo”, pois não havia balões por conta da segurança, mas “O céu estava, assim em festa / Pois era noite de São João / Havia balões no ar / Xóte, baião no salão.”

m-padres-cesar-figueiroa-de-arruda-misa-lilioso-paulo-sergio-vieira1
Misa entre os padres César e Paulo Sérgio (Fotos: Fernando Machado)

Uma lua quarto minguante reinando absoluta nos céus foi também testemunha do ritual da Benção do Fogo presidida pelo Frei Domingos Sávio. Foram palavras lindas, evocando o livro de Exodus, como somente quem tem intimidade com Ele poderia fazer. Frei Faustino ao violão e Frei Edilson com o bandeiro fizeram a trilha sonora para o momento. Primeiro cantaram Viva São João Batista!: “Um dia lá na Judeia / Um homem chamado João / Clamava no deserto / Que era urgente à conversão” e a gente fazia o coro “Viva São João Batista / Viva o Precurssor / Porque João Batista / Anunciou o Salvador.”

m-freis-faustino-dominimgos-edilson-juscelino
Freis Faustino, Domingos, Edilson e Juscelino

E depois os franciscanos entoaram a musica Cálice Bento de Milton Nascimento: “Oh, Deus salve o oratório / Onde Deus fez a morada, oiá, meu Deus / Onde Deus fez a morada, oiá / Onde mora o cálice bento / E a hóstia consagrada, oiá, meu Deus / E a hóstia consagrada, oiá / De Jessé nasceu a vara / De Jessé nasceu a vara / Da vara nasceu a flor, oiá, meu Deus / Da vara nasceu a flor, oiá / E da flor nasceu Maria / E da flor nasceu Maria / De Maria o Salvador, oiá, meu Deus.” Lindo, não!

m-raquel-suassuna-valmira-carvalho-emilia-franca
Raquel Suassuna, Valmira Carvalho e Emilia Franca

E assim a noite foi passando agora no terraço da residência com uma mesa farta, cujo cardápio era de a gente também comer rezando. Os convidados puderam degustar os bolos (barra branca, mandioca, macaxeira, pé-de-moleque, formigueiro e de bacia), pamonha, canjica, rabanada, queijo de coalho assadinho na hora e Misa, ao lada irmã Valdecira, achou pouco serviu lá para as tantas um arrumadinho de charque.

m-maria-jose-nobrega
A aniversariante da noite Maria José Nóbrega

Nos jardins mesas com arranjos de balões e no interior da casa a decoração junina estava linda demais. Tinhamos cordas de bandeiras, e muitos bonecos de pano, com destaque para um vestido de padre. Era o verdadeiro São João do mato revivido na capitá. Sobre uma outra mesa arranjos, ao invés de flores, imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa estava tão bacana, mas tão bacana que terminou nas primeiras horas do Dia de São João. Freis Faustino ao violão e Edilson ao bandeiro deram o tom para alegria de todos. Uma noitada simples, mas rica em alegria. Tai uma festa que não troco por nenhuma outra, pois lá havia o sentido de fraternidade, de acolhida, fé, esperança e caridade.

m-frei-edilson-wellington-castro-alves-frei-faustino
O seminarista Hewerton entre os freis Edilson e Faustino

Misa, se Deus quiser, e Ele vai querer, estaremos lá em 2012. Participaram do encontro freis Domingos Sávio, Wellington Buarque, Edilson, Faustino e Juscelino, os padres Paulo Sergio Vieira, Cesar Figueiroa de Arruda e Moisés Ferreira, o seminarista Hwerton Castro Alves, Emilia Franca, Valmira Carvalho, Raquel Suassuna, Sandra Santos, Ana Rita Felix, Emanuele Falcão, a aniversariante Maria José Nóbrega e Manoel Frazão.

Gostou ?
Compartilhe !