Fernando Machado

Na Casa de Retiros da Sagrada Família

Pela segunda vez faço o retiro promovido pelo Padre Airton Freire, na Casa de Retiros da Sagrada Família, da Fundação Terra, em Buique, a convite de Flávia e Sergio Motta. Participaram destas 48 horas de fé, esperança e caridade 80 pessoas, de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Esse paraíso encravado entre serras e rodeado de baraúnas, aroeiras, cactos (mandacaru e alastrado), coroas de frade, umbuzeiros e um cajueiro é uma festa para os filhos de Deus. Não esquecer as duas oliveiras trazidas de Jerusalém que repousam diante da Capela da Sagrada Familia.

re-padre-airton-capela1
Padre Airton na Capela da Divina Misericórdia (Foto: Fernando Machado)

No primeiro dia, sexta-feira, tudo começou às 15h com a recitação do Terço da Misericórdia. Padre Airton Freire é um iluminado e tem intimidade com o céu. Depois seguimos para a Casa onde Moro. Pelo caminho uma sinfonia de pássaros, a beleza do por do sol e a gente ressuscitando as coisas boas que estão dentro de nossos corações. Na capela da Sagrada Família nós participamos da Oração da Tarde. É quando nós fazemos as pazes com as bem-aventuranças. Um momento inesquecível.

re-tereza-motta-jose-costa-sobrinho
Tereza Motta à côté José Alheiros Costa Sobrinho na Capela da Divina Misericórdia (Foto: Fernando Machado)

A capela é de pedras tem 12 janelas, uma coroa de 12 luzes caindo sobre o altar, remetendo as 12 tribos de Israel. Nas paredes uma Via Sacra procedente da Alemanha e uma replica do Santo Sudário além de um quadro de Cristo Misericordioso. Sobre o altar repousa uma Cruz Celta símbolo da Fundação Terra e atrás dele uma cruz vazada. No dia de São Francisco, 4 de outubro, o sol se põe exatamente no seu eixo.

re-marly-mota2
A academica Marly Mota na Capela da Divina Misericórdia (Foto: Fernando Machado)

Depois voltamos para a Casa de Retiros onde cada participante se hospeda num quarto com um nome de um santo. Às 18h foi servida a ceia, bem caseira, e às 19h, na Capela da Sagrada Familia aconteceu uma missa presidida pelo Padre Airton. A primeira leitura foi feita por Mércia Barros, o responsório por Sergio Motta Filho e a prece dos fiéis por Maria José Gomes. O ministério musical foi com Bruno Moraes e Fernando José da Silva (violões), e cantora Lúcia Karla.

re-adoracao-sergio-mota
A magia celestial da Adoração do Santíssimo na Capela da Sagrada Familia (Foto: Sergio Mota Filho)

Depois começou a Adoração ao Santíssimo. O templo escureceu e apenas ficaram acessas as 12 luzes da coroa que caia sobre o altar. Um foco de luz projetava o Santíssimo. Essa adoração ao Corpo do Senhor é tão emocionante que nos leva a pensar estamos em estágio de assunção. E para finalizar a cerimônia seguimos em procissão até a pequena Capela dos Pescadores, atrás de Padre Airton que levva o Santíassimo. E depois disso tudo somente nos restava dormir o sono dos justos com direito a sonhar com Ele.

re-jo-mazzarolo
A jornalista Jô Mazzarolo nos jadins da Casa onde Moro (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !