Fernando Machado

Na Base Aérea do Recife

Ao som do seu hino, “Salve oh! Base que amamos / Solo pátrio, marco de glória / Dos Heróis do passado herdamos / Chama ardente da vitória,” começou quarta-feira, a solenidade dos 59 anos de fundação da Base Aérea do Recife, atualmente comandada pelo coronel aviador João Mauricio Marques Magalhães. A cerimônia foi presidida pelo comandante do II Comar, brigadeiro Hélio Paes de Barros Jr.

b-ananias-helio-paes-de-barros-jr-americo-salvador-joao-mauricio-magalhaes-luiz-felipe-linhares
General Nilson Ananias, brigadeiro Hélio Paes de Barros Jr, general Américo Salvador de Oliveira, coronel João Mauricio Magalhães e o general Luiz Felipe Linhares (Fotos: Fernando Machado)

Tudo aconteceu na Alameda Santos Dumont, o pátio que fica em frente ao comando da Base. O cerimonial foi do suboficial Balbino. Primeiro aconteceu à entrada do Pavilhão Nacional, depois ouvimos a fala do comandante da Base, coronel Marques e ao som da Ópera Guarani, pela Banda da Base sob a regência do tenente Roberto Kurchchoff aconteceu à entrega de Medalha de Tempo de Serviço para 16 militares.

b-gerlane-magalhaes-cristina-pinheiro-simone-barros
A senhora Gerlane Magalhães, a major Cristina Pinheiro e a senhora Simone Barros

O céu era de brigadeiro e enquanto acontecia a saída da Bandeira do Brasil, tendo como fundo musical o seu hino, um avião comercial cruzava o espaço aéreo dando um toque todo especial ao momento. Também tivemos uma homenagem ao coronel aviador Antônio Carlos Prado Rodrigues, ex chefe do Estado Maio do II Comar. E finalizando a tropa desfilou em honra ao general Américo Salvador de Oliveira, comandante do CMNE, tendo como fundo musical a Canção do Expedicionário e do Hino do Aviador.

b-marcia-mauro-goncalves
O capitão dos Portos Mauro Gonçalves e sua Márcia

Um destaque para o tenente-coronel da reserva José Nogueira Sobrinho que se incorporou ao contingente durante o desfile. Terminada a parte militar aconteceu um coquetel no Cassino da Base Aérea do Recife para os convidados. Entre as presenças destacamos ainda os generais Nilson Ananias e Luiz Felipe Linhares Gomes, os comandantes Mauro José da Silva Gonçalves com Márcia, Anderson Garcia de Castro e Carlos Henrique Campos Ribeiro, os coronéis Fábio Ponte Pinheiro com Cristina e João Carlos Araújo Amaral.

b-alejandro-hurtado-guilherme-lima
O cônsul Alejandro Hurtado e o advogado Guilherme Lima

Ainda o cônsul da Argentina, Alejandro Hurtado, o chefe de gabinete do Tribunal Regional Federal Guilherme Lima, Sarah e Ronildo Moreira, o capelão da Base Aérea tenente Joselito Freire, o coronel César Farias Guimarães e sua Tatiana (ele recém chegado de um curso na Rússia), o superintendente da Infraero Fernando Nicácio, Maria Inês Pessoa e Alessandro Paiva também da Infraero, o ex-regente da banda Moisés da Paixão, a jornalista Alzenir Nascimento.

b-anderson-de-castro-ines-pessoa-carlos-henrique-ribeiro
O comandante da Escola de Aprendizes Anderson de Castro, Inês Pessoa e o diretor do Hospital Naval Carlos Henrique Ribeiro

Gostou ?
Compartilhe !