Fernando Machado

Municipal: A Vitória do Frevo

a-geraldo-julio-cristina

Geraldo Júlio e a notável Cristina (Foto: Fernando Machado)

O Baile Municipal do Recife é um grande sucesso de publico e isso já é mais do que motivo de orgulho. Porém, na gestão do prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho, graças a primeira-dama Cristina Quirino de Mello, seguindo um novo rumo, se adequando aos tempos modernos. Temos que aplaudir Cristina, (A Notável), pelas mudanças. Agradou aos que viram as costas para os desfiles de fantasias e também aos desfilantes que tiveram sua noite de glória no Clube Português, a Meca do Baile do Municipal.

a-antonio-lavareda-carla-bensoussan

Antônio Lavareda e Carla Bensoussan (Foto: Fernando Machado)

a-fabiana-felipe-carreras

Fabiana e Felipe Carreras (Foto: Fernando Machado)

Claro que não veremos colunáveis no baile, como antigamente, pois até o local não permite glamour. Todavia não trazer estrangeiros para ele já foi uma conquista. E o melhor de tudo: Valorizar o Frevo. Até os que não puderam ir marcaram presenças, como Mathias da Rocha, Joana Batista, Capiba, Nelson Ferreira, Luiz Bandeira, Edgard Moraes, entre outros. E quero escrever para vocês o que senti no Baile Municipal via “Vem, meu bem / Alegria que o frevo contem / É a do meu coração / Vem pegar no meu braço / Vamos cair no passo sem alteração”.

a-iuri-maia-leite-claudia

Iuri Maia Leite e Claudia (Foto: Fernando Machado)

a-joão-fernando-erika-coutinho

João Fernando Coutinho e Érika (Foto: Fernando Machado)

O 50º Baile Municipal começou às 20h, quando subiram ao palco do Chevrolet Hall os apresentadores Aldo Vilela e Meiry Lanunce, ambos elegantérrimos. Quando foi dada a largada para as homenagens. E os agraciados foram Antônio Carlos da Nóbrega, o cantor Claudionor Germano, e o professor Alfredo de Oliveira, in memorian, pioneiro na organização do Municipal, representado pelo filho Pedro de Oliveira. Cristina (A Notável) esplendida by Evencio e a secretária de Cultura, , subiram ao palco, para entrega dos troféus aos agraciados.

a-jo-mazzarolo-celso-coli

Jô Mazzarolo e Celso Coli (Foto: Fernando Machado)

a-joaquim-francisco-silvia

Joaquim Francisco e Silvia (Foto: Fernando Machado)

Depois tivemos a parte bonita e charmosa do BM, os desfiles dos vencedores do Concurso de Fantasias. Os terceiros lugares em Originalidade e Luxo: Marcos Antonio da Silva (Mensageiro do Carnaval) e Humberto Ferreira Marques (O Pássaro de Fogo). Os segundos de Originalidade e Luxo: Leandro Rodrigues (Coração do Imperador da Pedra do Reino) e Sandro Farias (Sagrado Templo da Mitologia Indiana). E finalmente os primeiros lugares em Originalidade e Luxo: Nycolle Wellem Santana dos Santos (Maracatu – A Dama dos Calungas na Corte do Baile Municipal) e João Bosco Mendonça de Souza (Maracatu Nação Leão Coroado – 150 anos de glória).

a-josé-fernandes-lemos-juliana

José Fernandes Lemos e Juliana (Foto: Fernando Machado)

a-luiza-nogueira-raul-henry

Luiza Nogueira e Raul Henry (Foto: Fernando Machado)

Também tivemos o lado brega, a apresentação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, tivemos a exibição do vídeo das instituições beneficiadas deste edição que são: Associação Pernambucana de Portadores de Leucemia, Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca e Miocardiopatias, Casa do Hemofílico Gilson Saraiva, Instituição dos Cegos, Lar do Neném, Lar de Jesus e Instituto Arthur Vinicius.

a-maria-eduarda-sileno-guedes

Maria Eduarda e Sileno Guedes (Foto: Fernando Machado)

a-marilia-arraes-luiz-felipe-pontes

Marilia Arraes e Luiz Felipe Pontes (Foto: Fernando Machado)

A decoração estava vistosa remetendo ao multiartista Antônio Nóbrega. A fachada do Chevrolet Hall repousava seis painéis, cada um com 10 metros de altura, exaltando os personagens, como os mascarados e fantasiados, além do homenageado. As ilustrações têm assinatura dos designers Bel Andrade Lima e David Alfonso, sob a coordenação dos arquitetos Carlos Augusto Lira e Eduardo Lira. No interior da casa de festas, o teto estavaforrado por tiras de tecido amarelo, azul, vermelho e verde – numa alusão à sombrinha. O peitoril dos camarotes recebeu sereias gigantes iluminadas com LED.

a-meiry-lanunce

Meiry Lanunce (Foto: Fernando Machado)

a-patricia-roberto-lessa

Patrícia e Roberto Lessa (Foto: Fernando Machado)

O palco estava ladeado por dois painéis com figuras de Antônio Carlos da Nóbrega e uma foliã feminina. O fundo do palco foi tomado por um telão de LED de 12 metros de comprimento por quatro metros de altura, onde foram projetadas as imagens que fazem parte da identidade do Carnaval 2014. Programação musical foi com Maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular do Recife com participações de Claudionor Germano. E como este ano o frevo goleou os outros ritmos senti que Mathias da Rocha e Joana Baptista estavam lá no céu aplaudindo sua musica, o hino do nosso carnaval: Vassourinhas.

a-ronan-drummond-simone

Ronan Drumond e Simone (Foto: Fernando Machado)

a-sheila-wanderley-glaucia-machado

Sheila Wanderley e Gláucia Machado (Foto: Fernando Machado)

É bom lembrar que Vassourinhas já foi a terceira musica mais cantada nos Carnavais do Brasil. A primeira era Cidade Maravilhosa e a segunda Aquarela do Brasil. Quando o deputado João Paulo, aquele que depredador o Recife assumiu a Prefeitura da capital pernambucana e criou o famigerado Carnaval Multicultural, o frevo foi relegado a um segundo plano e Vassourinhas foi caindo no ranking. Segundo o ECAD, em 2013, retomou a sexta posição. A partir de agora acho que Vassourinhas vai ganhar melhor posição. Porém, somente Deus saberá.

a-vera-teotonio-vicente-andre-gomes

Vera Teotônio e Vicente André Gomes (Foto: Fernando Machado)

a-ze-barbosa-karla-martins-cleodon-coelho

Zé Barbosa, Karla Martins e Cleodon Coelho (Foto: Fernando Machado)

Programação musical começou com o Maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular do Recife com participações de Claudionor Germano. Tivemos ainda a Bateria da Gigantes do Samba, o Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério com participações de Nena Queiroga, Silvério Pessoa e Gustavo Travassos. E depois vem a Spok Frevo Orquestra com Alceu Valença, Antônio Carlos Nóbrega e Elba Ramalho. Ainda tivemos o Coral Edgard Moraes, Jorge Du Peixe, Fábio Trummer, Jorge e Fábio, André Rio, Gerlane Lops, Ed Carlos e Almir Rouche. E encerrando o Baile Municipal de 2014 foi mostrado que o Recife tem o melhor carnaval do Brasil, via a Spok Frevo Orquestra atacando de Vassourinhas.

a-daniel-dutra-luciana-marcelo-hazin

Daniel Dutra, Luciana e Marcelo Hazin (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !