Fernando Machado

Blog

Modateca Marcilio Campos da FBV

Sexta-feira à noite o Recife ganhou a primeira Modateca do Brasil com uma ilha dedicada ao maior figurinista que o Nordeste já conheceu: Marcilio Campos, e esse mérito vai para a Faculdade de Boa Viagem, leia-se o diretor Ary Diniz. Numa noite assim, os fashionistas estiveram presentes, claro. Primeiro tivemos um desfile de moda organizado pelos alunos da FBV do curso de Design de Moda para a Fenearte 2010.

m-isis-chidid-maria-celeste-sanchez-ary-diniz
Isis Chidid, Maria Celeste Sanchez e Ary Diniz (Fotos: Fernando Machado)

Numa passarela improvisada, no hall de entrada, sete modelos da Faculdade mostraram uma coleção tendo como tema Quadrilha Junina. Estava muito interessante, mas passava longe do tempo em que fazer moda era fazer beleza. Atualmente a moda tira a elegância de qualquer mulher. Alunos de outros cursos viraram as costas para os novos talentos ao atravessaram o local sem a menor cerimônia. Coisas de jovens!

m-silvio-nogueira-lucia-maia
Silvio Nogueira e Lúcia Maia

Depois noutro espaço aconteceu uma palestra da professora de design gráfico paraense Maria Celeste Sanchez, que estava muito bem num modelo rosa linha trapézio, bem anos 60. Primeiro Ary Diniz fez a apresentação da palestrante e no final foi a vez da cordenadora do curso de moda Isis Chidid agradecer. Foi um bate papo muito legal, onde Maria Celeste deu algumas dicas sobre Diretrizes Metodológicas para o Desenvolvimento de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico.

m-ary-diniz-marcelo-barros
Ary Diniz e o secretário de Finanças do Recife Marcelos Barros na Modateca Marcilio Campos

Finalmente aconteceu a inauguração da Modateca Marcilio Campos da FBV. O espaço é excelente com uma Biblioteca de Moda, onde o destaque vai para a ilha Marcilio Campos (1930-1991) com vasto acervo composto por vestidos de noivas, de debutantes e fantasias de Carnaval, além desenhos e até a tesoura usada pelo mago da costura. Maria Celeste não poupou elogios para a obra do estilista homenageado e a aluna Maria Emanuella Andrade desabafou: “Seu estilo continua atual.”

m-maria-emanuella-andrade
Maria Emanuella Andrade nova fã de Marcilio Campos

Os novos talentos poderão usar aquelas vestimentas como referencia para seus projetos de final de curso. Com a Modoteca Marcilio Campos o Recife mostra que está muito à frente de outros centros de moda do Brasil. Parabéns, Ary Diniz assim como ao coiffeur Silvio Nogueira que reuniu peças lindas das clientes de Marcilio, como Violeta Botelho, Ana Maria Monteiro, Vera Salazar, Lúcia Maia, entre outras.

1
2 Discussions on
“Modateca Marcilio Campos da FBV”
  • Olá.
    Sou, Valderize Campos.
    Fui agraciada por Deus para ser sobrinha e filha de criação do maior figurinista e estilista do Norte e Nordeste, o ícone Marcílio de carvalho Campos, filho de José de Oliveira Campos e de Ester de Carvalho Campos, sou filha de Mozart de Carvalho Campos um dos irmãos dessa figura imortal no coração e na memoria do nosso povo nordestino uma vez que ele nasceu na paraíba mais viveu toda sua vida em Pernambuco.
    Gostaria muito de ter o prazer de conhecer essa Modateca que tão bem homenageou uma das pessoas que eu mais amei. Desde já deixo os meus agradecimentos.

  • Dando continuidade.
    Um fato importante que esqueci de mencionar, ontem dia 24 de janeiro, tio Marcílio estaria aniversariando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.