Fernando Machado

Missa de Natal na Madre Deus

Linda a Missa de Vigília do Natal, conduzida pelo Padre Rinaldo Pereira dos Santos, sexta-feira, na Igreja da Madre Deus com seu estilo Maneirista datada 1720. Seu altar-mor é deslumbrante todo recheado de talhas barrocas do século XVIII. A Madre Deus é a mais antiga igreja do Recife. Quando a Igreja do Corpo Santo, a primeira instalada no Recife Antigo, foi demolida, todo seu acervo de imagens foi transferido para ela. O seu lavabo de mármore de estremoz é considerado um dos mais bonitos do Brasil. No seu retábulo o destaque fica para a imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus também século XVIII.

Padre Rinaldo Pereira com as crianças diante da manjedoura (Foto: Fernando Machado)

Na hora do Angelus, com os sinos repicando, Padre Rinaldo apresentou o Menino de Jesus do púlpito e depois em procissão, pela nave central do templo o colocou na manjedoura, que repousava diante do altar. As leituras foram lidas por Ana Luisa Marinho. Como ministros estavam Carmita e Waldyr Cavalcanti, Maria de Fátima Bandeira Fernandes. O ministério musical foi com o tecladista Evandro Lopes. A homilia do padre Rinaldo foi irretocável. Agradeceu a todos que doaram comidas não perecíveis e que foram transformadas em 436 cestas natalinas distribuídas na comunidade do Pilar.

Katia McCarthy diante da Menorá (Foto: Fernando Machado)

O cântico das oferendas emocionou os fiéis, Oh! Vinde adoremos. Oh! Vinde adoremos. Oh! Vinde adoremos o Salvador. Padre Rinaldo convidou as crianças para circundar a manjedoura para uma oração. Foi um momento de muita emoção. Foram distribuídas imagens do Menino Jesus aos que foram prestigiar a Santa Missa da Igreja da Madre Deus. Em tempo, foi a última Missa de Vigília do Padre Rinaldo pois a partir de fevereiro ele irá ser o pároco da Igreja de Nossa Senhoras das Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.

Gostou ?
Compartilhe !