Fernando Machado

Yolanda Pereira: Miss Brasil de 1930

m30-candidatas-anoite

Deveriam participar do Miss Brasil 16 candidatas (Reprodução A Noite)

Há 85 anos acontecia no Salão de Festas do jornal A Noite, o concurso de Miss Brasil de 1930. Inicialmente iria acontecer no campo de São Januário, do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, mas devido ao mau tempo foi transferido. No dia seguinte as candidatas desfilaram de carro aberto por Copacabana. Elas se apresentaram de maiô somente para o júri.

m-iolanda-pereira

Iolanda Pereira Miss Brasil de 1930 (Reprodução A Noite)

Na primeira votação foi o seguinte resultado: Iolanda Pereira do Rio Grande Sul e Marina França de São Paulo ficaram com 9 votos. Yolanda Santos (Pernambuco), Maria Ferrari (Espírito Santo), Almira Braga Teixeira (Bahia), Maria Narazeth Lamego Viggiani (Rio de Janeiro) e Hadjine Lisboa (Maranhão), empataram com um voto.

m-cecilia-marina-yolanda

Maria Nazareth (RJ);  Marina França Torres (SP) e Yolanda Santos (PE) (Reprodução Iba Mendes e Diário da Manhã)

Na segunda votação venceu a gaucha Iolanda Pereira com 9 votos. Marina França (São Paulo) faturou o segundo com 6 votos. Em 3º lugar ficou Maria Ferrari (Espírito Santo), em 4º Hadjine Lisboa (Maranhão) e em 5º Gilda Kopp do Paraná.  Miss Paraíba, Othilia Falconi não participou do concurso porque pegou febre tifo, assim como Maria Adahyl, Miss Minas Gerais, que chegou depois da realização do concurso. O concurso foi patrocinado pelo jornal A Noite e coordenado por Ismail Maia. As candidatas ficaram hospedadas no Hotel dos Estrangeiros.

m30-coroação-anoite

O Baile de Coroação (Reprodução A Noite)

Participaram do concurso Joia Grangeiro (Amazonas), Almira Braga Teixeira (Bahia), Alba Ferreira (Ceará), Maria Ferrari (Espírito Santo), Maria Narazeth Lamego Viggiani (Estado do Rio), Marina Torre (Rio de Janeiro), Alba Maneschy (Pará), Yolanda Santos (Pernambuco), Hadjine Lisboa (Maranhão), Gilda Kopp (Paraná), Yolanda Pereira (Rio Grande do Sul), Maria da Glória Toscano Almeida (Rio Grande do Norte), Marina França Torres (São Paulo) e Maria Nazareth Menezes Galvão (Sergipe). Quero agradecer ao grande missologo baiano Roberto Macedo o tempero para esta reportagem.

m-30-hadjine-gilda-maria

Hadjine Lisboa do Maranhão, Gilda Koop do Paraná e Maria Ferrari do Espirito Santo (Reprodução A Noite)

Gostou ?
Compartilhe !