Fernando Machado

Miss Brasil de 1970

Há 40 anos, no Pavilhão de São Cristovão, acontecia a eleição de Miss Brasil de 1970 com a participação de 25 candidatas. A vencedora foi Eliane Fialho Thompson, da Guanabara, no segundo lugar ficou Sônia Yara Guerra, de São Paulo, no terceiro Nara Rúbia Vieira Monteiro de Goiás e em quarto Maria Bernadete Heemann (RS). Sônia representou o Brasil no Miss Beleza Internacional e Nara Rúbia que deveria representar nosso país no Miss Mundo, cedeu o lugar para a gaúcha.

b-70-maria-bernadete-sonia-yara-elaine-maria-rubia-monteiro
Maria Bernadete, Sônia Yara, Eliane e Nara Rúbia (Reprodução O Cruzeiro)

O júri foi formado por Martha Vasconcelos (Miss Universo de 1968) e a mais aplaudida, Marlene Paiva, Diva Pieranti, Dirce Vieira Machado, Flávio Cavalcanti, Alceu Pinheiro, Oswaldo Goidanich, Paulo Marcondes Pestana, Antônio Vieira de Melo, o costureiro Gerson, Rogério Carrato, Jorimar Albuquerque e Vilela César.

b-70-eliane-fialho-thompson-70
Eliane Thompson sendo cororada por Vera Fischer

As oito semifinalistas foram Ana Lucia Correa Moreira (BA), Nara Rubia Vieira Monteiro (GO), Eliane Fialho Thompson (GB), Vilma Borges (MT), Marilucia Fernandes Malaquias (MG), Maria Regina Corzânego (PR), Maria Bernadete Heemann (RS) e Sônia Yara Guerra (SP).

b-70-eliane-thompson-maio
Eliane Thompson desfilando como Miss Brasil de 1970

As torcidas mais vibrantes eram as do Paraná, do Estado do Rio e da Bahia. As misses mais nervosas foram Maria Alice Gomes Gonçalves do Acre e Maria Suely Schlupp de Santa Catarina. Miss Sergipe, Cláudia Brito, quase caia diante do júri. Os vestidos mais bordados foram os de Ana Almeny Arruda Correa de Pernambuco e Elizabeth Augis de Rondônia.

Gostou ?
Compartilhe !