Fernando Machado

Maria ensina que só de Jesus vem a salvação

b-padre-mauricio-freeifernandes-misa-lilioso-freiromualdo

Padre Mauricio, Frei Fernandes, Misa Lilioso e Frei Mauricio (Foto: Fernando Machado)

A origem do Terço é muita antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações. Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a sua reza para salvação do mundo. Portando nasceu assim à devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a nossa Senhora. Os promotores e divulgadores desta devoção foram as Confrarias do Rosário.

b-irmã-rita-evandro-da-fonte

Irmã Rita e Evandro da Fonte (Foto: Fernando Machado)

O Papa Pio V (1504/1572) encorajou a prática da recitação do rosário, que, em breve, se tornou oração popular predileta da cristandade. Esta oração foi recomendada na França, por Nossa Senhora de Lourdes e em Portugal, por Nossa Senhora de Fátima, que ao aparecer em Fátima, pediu aos pastorezinhos: “Meus filhos rezem o terço diariamente”.

b-rachel-suassuna-emilia-frança

Rachel Suassuna e Emília Franca (Foto: Fernando Machado)

Desde 1973, que a família de Misa Lilioso promove uma abertura solene do mês mariano. Sexta-feira, Misa e sua irmã Cira, abriram as portas de sua residência da Encruzilhada, rezar o Terço de Nossa Senhora de Fátima. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que adquirida de Fátima, em Portugal, ficou repousando numa gruta repleta de folhagens e rodeada de velas brancas.

b-socorro-pinto-célia-rodrigues

Socorro Pinto e Célia Rodrigues (Foto: Fernando Machado)

Tivemos a recitação do terço liderado pelo Frei Mauricio, e tendo como leitores Irmã Rita e Carmelo Ribeiro. Sem dúvida um momento cheio de fé, esperança e caridade, principalmente quando um coral de 30 vozes cantou o “Neste dia, ó Maria, nós te damos nosso Amor / Céus e terra estão cantando / Celebrando o teu louvor”. Encerrada recitação do Terço foi servida uma ceia.

b-cristina-carmelo-ribeiro

Cristina Ribeiro e seu irmão Carmelo (Foto: Fernando Machado)

No cardápio pães de metro recheados de vários sabores com direito a geleia de frutas, creme de queijo, bolos (baba de moça, verde e mandioca) além de gelatinas. Sai de lá cantando “A 13 de maio na cova da ira do céu aparece a Virgem Maria / Ave, Ave, Ave Maria / Ave, Ave, Ave Maria / A três pastorezinhos cercados de luz / visita Maria a mãe de Jesus. / A luz lhe parece sinal de trovão / e como rebanho à casa se vão”.

Gostou ?
Compartilhe !