Fernando Machado

Marco Maciel: Um sinônimo de ética e de dignidade

Ontem, o Museu Palácio Joaquim Nabuco sediou uma Reunião Solene em homenagem aos 50 anos de vida pública e política de Marco Antônio Maciel. A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), com o apoio dos deputados Joaquim Lira (PSD), Tony Gel (PMDB) e Priscila Krause (DEM). Por estar sofrendo do mal de Alzheimer, não compareceu à solenidade, sendo representado pela mulher, Anna Maria Maciel, e pelo filho João Maurício.O cerimonial foi conduzido pelo competente Francklin Santos.

mm-mesa

Carlos, Mendonça, Anna Maria, Guilherme, André, Bruno e Roberto (Foto: Rinaldo Marques)

Tudo começou com a execução do Hino Nacional pela Orquestra Criança Cidadã. Depois tivemos Ed Carlos e Beto Hortis cantando a música Projeto Asa Branca, composta por Luiz Gonzaga, na sequencia a Orquestra Criança Cidadã cantou a música preferida de Marco Maciel, Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Priscila Krause entregou um ramalhete de flores para Anna Maria. O deputado Joaquim Lira presenteou a ex primeira dama de Pernambuco, com dois livros remetendo à história política da Alepe.

mm-plateia

No plenário da Alepe (Foto: Rinaldo Marques)

Sentaram à mesa principal Guilherme Uchoa, os ministros Mendonça Filho e Bruno Araújo, o ex governador Roberto Magalhães, o presidente TCE Carlos Porto, o secretário André de Paula e Anna Maria Maciel. O discurso de Priscila Krause foi notável. Entre tantas coisas afirmou: “Culto, pensador e de ação transformadora, criou uma escola política, o ‘macielismo’: um modo de fazer política inspirado no consenso e na conciliação. Ele é o ser humano menos imperfeito que conheci em toda a minha vida”.

mm-placa

Guilher Uchoa, Anna Maria e João Mauricio Maciel com Priscila Krause (Foto: Rinaldo Marques)

Guilherme Uchoa entregou a João Mauricio Maciel, uma placa com os dizeres: “A Assembleia Legislativa homenageia o senhor Marco Antônio de Oliveira Maciel pela inestimável contribuição à ética e dignidade como exemplo dos 50 anos de atividade publica e política”. Durante o encontro foi exibido um vídeo, elaborado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, sobre a trajetória política de Maciel. Encerrando a Orquestra Criança Cidadã tocou o Hino de Pernambuco.

mm-anna-maria-maria-do-carmo-monteiro

Anna Maria Maciel cumprimentando Maria do Carmo Monteiro (Foto: Rinaldo Marques)

Informação importante: Marco Maciel assumiu seu primeiro mandato na Alepe, em 1966. Durante os anos 1970, elegeu-se deputado federal em duas ocasiões. Entre 1979 e 1982, foi governador do Estado. Marco Maciel foi eleito senador em 1984. No governo do presidente José Sarney, a partir de 1985, foi ministro da Educação e ministro da Casa Civil. Em 1987, voltou para o Senado Federal, para o qual foi reeleito em 1990, e em 1995 assumiu a vice-presidência do Brasil, na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Gostou ?
Compartilhe !