Fernando Machado

Marcela informa de Seattle II

A segunda palestrante da noite foi Gudrun Rogvadottir, dona da Gudrun & Gudrun, uma linha de roupas tricotadas das Ilhas Feroe, conversou sobre o Slow Fashion. “Nossa visão é fazer a diferença, o que é simples mas também muito ambicioso. Nós queremos fazer roupas que vivam nos padrões dos consumistas que são conscientes e que se importa com os outros, o meio ambiente, nossos recursos naturais e ainda assim também ser estiloso.” Como descrever o trabalho e a filosofia do Gudrun: feitos à mão, sustentáveis, responsável, orgânico e nórdico. Os materiais são da melhor finesse – seda de amoreira, fios e algodão colhidos em fazendas orgânicas na Itália e na própria Ilha Feroe.

mv-gudrun-marcela-vanegue
Gudrun Rogvadottir (Foto: Marcela Vanegue)

A terceira palestrante Jody Grage, internacionalmente conhecida como expert das roupas tradicionais e folclóricas da Noruega, já trabalhou no Museu Folclórico em Oslo, catalogando e consertando tecidos e costumes e fazendo outros, enquanto aprendia sobre a história e técnicas essenciais na criação do Bunader, roupa tradicional para homens e mulheres norueguesas. O seu discurso foi dos mais lúcidos. Lembrou a crise norte-americana como um único jeito das pessoas consumirem com mais consciência. Para ela, a crise é necessária, não vai vir empregos logo e a crise vai durar muitos anos.

mv-jody-grage-marcela-vanegue
Jody Grage (Foto: Marcela Vanegue)

Os países desenvolvidos como os EUA, não tem muita consciência, e que apenas em épocas de crise, eles passam a desenvolver a questão da comunidade. O mundo não pode com tudo que produz. Sobre as roupas, ela citou que a sociedade quer nos fazer pessoas anônimas, usando apenas o que está na moda e esquecer nossas raízes. Se você sai combinado todas as roupas, você perderá algo. E o que aprendemos quando usamos roupas tradicionais – de que não precisamos de muitas roupas. Se tivéssemos todo o dinheiro do mundo para comprar as coisas, elas perderiam o valor, e que graça teria comprar tudo?

mv-tone-tobiasson
Tone Tobiasson (Foto: Divulgação)

Finalmente falou Tone Tobiasson – editora e uma das fundadoras do NICE (Nordic Initiative Clean & Ethical) e também editora do Oslo Fashion Week. Tone tem escrito livro temáticos de moda e styling. Ela é consultada por várias organizações e instituições, ensina e faz palestras desde moda à sustentabilidade. Tone está atualmente fazendo dois projetos: Valuing Norwegian Wool (Valorizando a Lã Norueguesa), Textile Waste e as Resource (Resto de Têxtil como um Recurso). Outros convidados foram Kirsi Laitala, Julien Edel Hardenberg, e Gudmundur Hallgrímsson (Mundi) que teve seu curta mostrado na Paris Fashion Week 2010. Por Marcela Vanegue.

Gostou ?
Compartilhe !