Fernando Machado

Maestro Severino Araújo

Nascido Severino Araújo de Oliveira, em Limoeiro no dia 23 de abril de 1917, aos 94 anos é considerado o maestro brasileiro de mais idade. Além de maestro é compositor e clarinetista. Aos 8 anos em Limoeiro, já ajudava o pai, Mestre Cazuzinha, em suas aulas de música – e se sabia que o garoto tinha ouvido absoluto. Aos 14 anos, Severino era apaixonado pelas big bands norte-americanas que ouvia em lojas de discos ou em ondas curtas, em João Pessoa.

severino-araujo
Maestro Severino Araújo (Foto: Arquivo)

Em 1933, sua família mudou-se para o interior da Paraíba, indo residir na cidadezinha de Ingá, a mesma que inspirou o compositor Joubert de Carvalho a compor a célebre canção Maringá, que daria nome posteriormente à cidade do norte do Paraná. Aos 21 anos, em 1939 assumiu a regência da Orquestra Jazz Tabajara, logo depois rebatizada para Orquestra da Rádio Tabajara e Orquestra Tabajara, onde permanece até hoje. Em pouco tempo fez um Rhapsody in blue em ritmo de samba que mostrava toda a sua genialidade.

s-tabajara
Orquestra Tabajara (Foto: Arquivo)

Para todo tipo de música, ele fez arranjo. Em 1945, no auge da II Guerra Mundial estreou na Rádio Tupi, no Rio. Em 1951, apresentou-se com enorme sucesso juntamente com a orquestra de Tommy Dorsey nas festividades de inauguração da TV Tupi no Rio. Em 1961, gravou o LP Recife 400 anos, com diversas composições em homenagem à capital pernambucana, entre as quais 400 anos de glórias de sua autoria, Recife, capital do frevo, de Geraldo Medeiros, Diabo solto, de Levino Ferreira e Homenagem a Recife, de Geraldo Medeiros e F. Corrêa da Silva. Escrito pelo Rogério Almeida.

Gostou ?
Compartilhe !