Fernando Machado

Lu e Breno sobem apoteoticamente ao altar

b-ana-luzia-wanderley-carro

Ana Luiza quando chegava na Capela a bordo da Mercedes 2013 (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia de casamento de Ana Luiza Wanderley e Breno Vieira na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Oficina de Francisco Brennand, na Várzea, no Recife, foi apoteótica. O templo construído sobre as ruínas onde existiu o sobrado, sede do Engenho São João, erguido na segunda metade do século XIX, provável moradia do Barão da Muribeca, estava mais bonita ainda, graças a decoração de Fabiano Reis e Sílvio Medeiros.

b-breno-vieira-ana-luiza-wanderley-padre-luciano-brito

Padre Luciano preside o casamento de Breno Vieira e Ana Luiza Wanderley (Foto: Fernando Machado)

O projeto da Capela foi grifado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, e foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 2006. O local tem 400 m² e uma capacidade para 100 pessoas, e ainda mantém traços das paredes originais. A imagem de Nossa Senhora da Conceição e as 12 estações da Via Sacra colocadas na parede onde está localizado o coro são assinadas pelo artista Francisco Brennand.

b-tatiana-pimentel-sheila-wanderley-fernando-pimentel

Tatiana Pimentel, Sheila Wanderley e Fernando Pimentel (Foto: Fernando Machado)

Como a cerimônia foi à noite, os convidados não puderam testemunhar que nos seus arredores tinha o Lago das Sombras apresentando o Monumento Árvore da Vida: um tronco que germina cabeças de pessoas e bichos, simbolizando a criação. Não esquecer o Relógio do Sol, idealizado pelo arquiteto Fernando Almeida. Em frente à capela repousa uma enorme cruz de madeira, dando aquele toque de fé.

b-breno-sandra-jose-vieira

Breno com os pais José Vieira e Sandra (Foto: Fernando Machado)

Antes de começar o casamento, tivemos um momento de muito simbolismo para os Católicos Apostólicos Romanos, quando os Arautos do Evangelho Vitor e Carlos surgiram pela nave central com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, esculpida por um arauto de Santa Catarina que esteve no Vaticano, em 2001 e foi abençoada pelo Papa João Paulo II. Ao som de “Oh, Minha Senhora e também minha mãe / Eu me ofereço, inteiramente, todo a vós. / E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração”.

b-nave-central

Uma vista interior da capela (Foto: Fernando Machado)

E quando a soprano Katia Guedes recitou “Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca / Tudo o que sou, desejo que a vós pertença / Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me, / Como coisa e propriedade vossa, Amém”, muita gente ficou visivelmente emocionado, como deveria ser. A bela imagem já estava no altar quando o grupo formado por Kátia Guedes, o tenor Hedielson Rodrigues, Ednaldo Júnior (Júnior Caruaru) ao teclado e o violinista Mário Mendes tocaram Amigos para Sempre, anunciando a entrada dos padrinhos.

b-natalia-mendonça-lucas-oliveira

Natália Mendonça e Lucas Oliveira (Foto: Fernando Machado)

O noivo, Breno, by Hugo Boss, entrou na Capela ao lado da sua mãe, Sandra Vieira, ao som de Endless Love, do filme de Franco Zeffirelli, Amor Sem Fim. A mãe da noiva, Sheila Wanderley by Printing, entrou com o colunista social João Alberto e o pai do noivo, José Vieira com a tia da noiva, Linda Wanderley by Roberta Imperiano, ao som Sou Teu Anjo Aqui.

tinane-almeida

A diva Tinane Almeida (Foto: Fernando Machado)

E quando os acordes da Ave Maria, de Schubert, foram iniciados surge a noiva, Ana Luiza, à côté, o tio Clovis Fernando Wanderley, lembrava uma princesa de tão linda. Ela usava um modelo de renda francesa, “of white”, e sobre a cabeça uma mantilha rebordada de pérolas ambos assinados pela estilista alagoana Martha Medeiros. Poucas noivas realçaram tanto no seu grande dia como a Lu.

b-rita-machado

A estudante de Direito Rita Machado na próxima sexta-feira segue para seis meses de estudos na Espanha (Foto: Fernando Machado)

A cerimônia foi conduzida pelo Padre Luciano Brito, que fez uma homilia de arrepiar. A oração dos fiéis foi lida pelo Arauto Vitor. A decoração em tons de branco, estava um esplendor. Toda nave central estava revistada de um tapete espelhado que era  ladeado de jardineiras de gypsophilas ou como era chamada antigamente Carinho de Mãe. O altar estava coberto de lírios e rosas brancas e sobre ele repousavam vários candelabros de prata.

b-vitor-junior-caruaru-katia-guedes-hedielson-rodrigues-mario-mendes

Vitor, Junior Caruaru, Katia Guedes, Hedielson Rodrigues e Mário Mendes (Foto: Fernando Machado)

Os noivos deixaram a igreja com uma chuva de pétalas de rosas acompanhados por Diga Sim para Mim de Isabela Taviane. Informação religiosa: Ana Luiza tem como madrinha Nossa Senhora de Fátima, por isso tivemos este momento emocionante com a consagração de Nossa Senhora. O cerimonial foi de Ana Helena.

Gostou ?
Compartilhe !