Fernando Machado

Joca lança Cronicas no Museu

d-ivan-mauricio-joão-lyra-neto-joca-keila-castro

Ivan Mauricio-João Lyra Neto e Joca Souza Leão (Foto: Keila Castro)

“Tudo pronto para sua excelência o arbitro, dar inicio à peleja. Anunciou o speaker. E eu lá nas sociais da Ilha do Retiro, levado por seu Oswaldo e Dona Lea, pais de Bel, amigo de infância. Eles do Sport; eu, Santa. Dona Lea se persignou e fez figa. Mas não adiantou nada. Primeiro tempo dois a zero pro Santa. Gols de Rudimar de cabeça, e Aldemar, de penalti.”

d-caio-ana-paula-cristiano-souza-leão

Caio, Ana Paula e Cristiano Souza Leão (Foto: Fernando Machado)

“Segundo tempo. O jovem Manga (que viria a ser o grande Manga, goleiro da seleção do Brasil) soltou a bola nos pés de Mituca. Três a zero. O Sport reagiu, mas fez dois. Santa supercampeão.” Esse é um dos trechos do livro Crônicas de Joca Souza Leão, que na época tinha apenas sete anos, mas já um grande tricolor. A data era 16 de março de 1958.

d-cristina-nery-da-fonseca-joca

Cristina Nery da Fonseca ao lado de Joca (Foto: Fernando Machado)

Ontem à noite no Museu do Estado, o publicitário e dublé de escritor  Joca Souza Leão estava muito feliz com o sucesso do seu Crônicas. Ele autografou mais de 400 livros, num ambiente onde a galera tricolor era maioria, seguida de alvirrubros e rubro-negros. Depois do livro o potin era que domingo o Santa Cruz voltaria para a serie B, como se os torcedores do santinha tivesse divisão.

d-lilian-andrade

Lilian Andrade depois de seu autografo (Foto: Fernando Machado)

Uma coisa maravilhosa, não tivemos discursos. Existe mais chata do que discursos e então quando são longos. O bufê foi grifado pela Cris Doces que foi muito elogiado. Destaque a azeitona empanada. Bem que a direção do Museu do Estado abrisse aquele palacete que é lindo demais. É preciso mostrar ao recifense este tesouro da arquitetura do século XIX. O museu foi criado pelo governador Estácio Coimbra, no dia 8 de fevereiro de 1929.

d-ricardo-melo-cavani-rosa

Ricardo Melo e Cavani Rosas (Foto: Fernando Machado)

Entre tantos nomes conhecidos lembramos os do ex-ministro Gustavo Krause, do ex-governador Joaquim Francisco, do vice-governador João Lyra Neto, do secretário Antonio Figueira (tão preocupado com os médicos cubanos, que nem me viu), dos deputados Raul Jungmann e André Campos, dos médicos Jorge Pinho e Milton Souza Leão Filho, os acadêmicos Rostand Paraiso e Fátima Quintas, os publicitários Antonio Carlos Vieira e Queiroz Filho.

d-armando-lemos-neto-marco-polo-braulio-menezes-geraldo-maia

Armando Lemos, Marco Polo, Bráulio Menezes e Geraldo Maia (Foto: Fernando Machado)

Ainda destacamos Geralda Farias, Maria Julia Nogueira, Inah Lins, Ieda Lucena, Fernanda Niceas Pires, Cristina Nery da Fonseca, Germana Siqueira, Maria Dulce Sampaio, Carla Leal, Madeline Lamartine, Maria Helena Mendonça à côté Murilo Santiago, José e Jorge Neves, Roberto Ploeg, José Claudio, Mané Tatu, Mauricio Arraes, Divane Fraticelli, Angelo Castelo Branco, Muciolo Ferreira.

d-silvio-rolim-zenaide-barbosa

Silvio Rolim e Zenaide Barbosa (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !