Fernando Machado

Impecável o jantar de Carlos Augusto


Carlos Augusto Lira, Cristina e Geraldo Julio (Foto: Fernando Machado)

O jantar que Carlos Augusto Lira movimentou ontem na sua belíssima residência de Apipucos é uma daquelas tradições sociais que o Recife acolheu três anos. O encontro a très chic teve como pièce de résistance os homenageados do Carnaval do Recife de 2013: o percussionista Naná Vasconcelos e o fotografo Alcir Lacerda (1927/2012), o prefeito Geraldo Julio de Mello Filho e a primeira dama Cristina Mello.


Renata e Eduardo Campos (Foto: Fernando Machado)

A casa de Carlos Augusto fica encravada onde era o Engenho São Pantaleão do Monteiro e que em 1577 sofreu uma divisão quando então surgiu o Engenho Apipucos, cujo proprietário era o colono Leonardo Pereira. Depois ele vendeu para Dona Jerônima de Almeida e que depois repassou isso em 1630, para Gaspar de Mendonça. Com a invasão holandesa as terras foram completamente destruídas.


Jô Mazzarolo, Nana Vasconcelos e Simone Lima (Foto: Fernando Machado)

A partir do século 19, com a especulação imobiliária surgiram sítios e chácaras onde os moradores do Recife curtiam o verão. Banhado pelo Rio Capibaribe a região era recomendada para banhos medicinais. Atualmente a poluição tomou conta do bairro. Até o empreendedor Delmiro Gouveia possuía um casarão, chamado Vila Anunciada onde funciona atualmente a Fundação Joaquim Nabuco.


Maria Lecticia Cavalcanti, Auxiliadora Paes Mendonça e Geralda Farias (Foto: Fernando Machado)

Tudo lá remete a um museu, com peças que vão da arte barroca até ao artesanato, distribuídas nos quatro pavimentos de puro luxo com gostinho português. Os convidados puderam admirar uma repaginação no local. Na sala de visita saiu o marquesão do século XVIII e entrou um arcaz do século XIX e diante dele está outro móvel antigo com direito a coleção de São Sebastião de a gente ficar sem fôlego.


Cristiane Lacerda, filha de Alcir e Bruno Dourado (Foto: Fernando Machado)

Na sala de jantar nossos olhos brilhavam com a belíssima mesa, acho que do século XIX, e sobre ela uma fruteira made-to-order by Francisco Brennand com frutas da época e noutras com doçaria pernambucana. Este ano além do bolo de grude presente de Geralda Farias, tínhamos um bolo de macaxeira enfeitada de doce maçã preparada por Maria Lecticia Cavalcanti.


Patricia e Roberto Lessa (Foto: Fernando Machado)

O bufê foi assinado pelo chef Rivandro França, do Cozinhando Escondinho, de a gente comer de joelhos, girou em torno da nossa cozinha regional. Foram servidos caldinho de feijão, queijo de coalho flambado na cachaça, sururu na quenga (Não confundir mulheres de programa. Antigamente quenga era prostituta), cerviche, moqueca de camarão, mini sanduíche de sarapatel, patê de berinjela com carne de sol, esconidinho de carne de sol e como dessert cocada mole de gengibre com sorvete de creme.


O chef Rivandro França (Foto: Fernando Machado)

Gostou ?
Compartilhe !