Fernando Machado

Ibéria liga Recife à Espanha

A Iberia fez um pit stop no Portofino em Casa Forte, ontem, para lançar seus vôos ligando o Recife até a Espanha. Foi sem dúvida uma noitada esplendorosa onde os ritmos pernambucanos se misturam com a dança flamenga, sem esquecer que a nossa gastronomia deu overbook.

i-jorge-sales-andre-campos-alberto-feitosa
Jorge Sales, André Campos e Alberto Feitosa (Fotos: Fernando Machado)

O Portofino estava lindo e com uma decoração assinada por Fabiano Reis e Sílvio Medeiros. Eles dividiram o local em duas partes: na entrada ficou o lounge onde os convidados puderam degustar um coquetel volante e na outra o restaurante propriamente dito. Do teto caiam sobre as cabeças dos convidados lustres enormes, alguns de feitos de pano e outros imitando cristais.

i-angel-llorens-carlos-afonso-zaldivar
Angel Llorens da Iberia e o embaixador Carlos Afonso Zaldivar

O mestre de cerimônia foi o competente Sérgio Gusmão que pilotou as atrações da noite, como o Bloco da Saudade (que maravilha rever o lirismo do carnaval recifense), caboclinhos, os passistas dançando frevo em ritmo de flamengo. As sombrinhas às vezes davam lugar as castanholas e aos xales. Também tivemos xaxado, baião e frevo interpretado pelo cantor Ed Carlos. Enfim nosso ritmo deu um olé.

i-fernando-teninha-nicacio
Fernando Nicácio à côté Teninha

Também tivemos as falas do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa e a de Victor Moneo leia-se Ibéria. Alberto recebeu um placa de Moneo e Fernando Nicácio outra entregue por Andrés Lorenzetti, também da Ibéria. Os convidados depois dessa parte entraram no clima e com suas sombrinhas na mão, cada um ganhou uma, caíram no passo, alguns à flamenga.

i-daniel-aragon-andres-lorenzetti-leonardo-bouth-gilson-azevedo
Daniel Aragon, Andrés Lorenzetti, Leonado Bouth e Gilson Azevedo

Tanto o “cóctel de frio” como o “caliente” era de fazer inveja a Apicius. E para os amantes da boa gastronomia, salivai-vos, pois escreverei alguns itens do cardápio. Casquinha de siri com farofinha de dendê em miniballs, tortelly sexy em manteiga de salvia, vol ou vent de palmito pupunha com tomates secos e semente de papoula, triangulo de pato com tâmaras secas ao molho de gengibre, camarão empanado em queijo defumado e crosta de fubá.

i-ines-pessoa-daniela-luciana-andre-correia-luciana-fernandes-elenilda-cunha
Inês Pessoa, Daniela Alecrim, Luciana Carvalho, André Correia, Luciana Fernandes e Elenilda Cunha

Pensaram que acabou? Ainda podíamos optar por cubos de cordeiro ao molho de especiarias e cuscuz marroquino com legumes crocantes, camarão à pernambucana em mini morangas. Tudo isso regado a sucos, água de coco, refrigerantes e uísque, é claro. O embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Afonso Zaldivar veio de Brasília especialmente prestigiar o evento. Já o governador Eduardo Campos e o prefeito João da Costa ignoraram a chegada dos espanhóis ao Recife.

i-sergio-gusmao-roberto-pereira
Sérgio Gusmão e Roberto Pereira

Nove jornalistas espanhóis ciceroneados por Aquiles Lopes não sei se gostaram do que viram, mas foram recebidos a pão de ló. Estou botando fé no presidente da Empetur, André Correia, pois é uma figura notável e deverá realizar um excelente trabalho em prol do turismo do Estado. Os secretários de Turismo André Campos (Recife), sempre aquele gentleman e Mauricio Galvão (Olinda) foram muito festejados.

Gostou ?
Compartilhe !