Fernando Machado

I Love New York

Tomar um metrô ou um trem no Grand Central Terminal, em Manhattan, Nova Iorque, é um verdadeiro tour pela beaux-arts. Esse terminal inaugurado em 1903 com o nome de Grand Central Station, fica localizado na Rua 42 com a Park Avenue. Ela é considerada a maior estação ferroviária do mundo, com 44 plataformas, em dois níveis, com 41 linhas no nível superior e 26 no inferior. Em média, 125 mil usuários passam por ela todos os dias.

c-central-station-dentro 

A suntuosidade do Grand Central Terminal (Foto: Fernando Machado)

 O Grand Central Terminal ia ser demolido quando a ex primeira dama Jacqueline Kennedy lutou para que isso não acontecesse. Ela arregimentou recursos junto aos empresários da cidade para restaura-lo. O Vanderbilt Hall é um verdadeiro colírio para os nossos olhos. Entre as atrações do GCT estão o relógio dourado de quatro lados que fica exposto no Main Concourse e as constelações do zodíaco invertidas pintadas no teto por Paul Helleu, mais de 2.500 estrelas sendo 60 delas iluminadas por fibras ópticas.

c-central-station-dentro2

 Aqui neste colosso ficam as bilheterias (Foto: Fernando Machado)

 Ainda temos as escadarias, no estilo Beaux-Arts, é bom lembrar que no projeto original sempre existiram duas escadarias, mas quando o Grand Central foi inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1913 apenas uma escadaria estava lá, não se sabendo exatamente o motivo pelo qual a outra não fora construída. Contudo, após a restauração do prédio, a segunda escadaria foi feita. Lindos também são os enormes candelabros que caem sobre os usuários. E a escultura de Mercúrio, criada pelo artista francês, Jules-Alexis Coutan que fica na entrada sul, fora do edifício, é algo sensacional.

c-central-station-frente3

 Esta aguia esta atenta aos usuarios da GCS (Foto: Fernando Machado)

Para quem pensar acabou lembramos o restaurante Grand Central Oyster Bar and Restaurant, o bar Campbell Apartment, construído por John Campbell originalmente para servir de escritório na década de 1920, o New York Transit Museum Gallery & Store, a Whispering Gallery, o Kissing Room, também conhecido como Biltmore Room, localizado abaixo do famoso Biltmore Hotel, atualmente Bank Of America, antigamente celebridades, políticos e soldados desciam dos trens para encontrar lá as suas amadas.

c-central-station-hall

 E dificil escolher qual e o mais belo. Os lustres ou o teto (Foto: Fernando Machado)

Na praça de alimentação temos o Campbell Apartment bar, o restaurante italiano Cipriani Dolci, (www.cipriani.com), a lanchonete Métrazur (Métrazur Online), a churrascaria Michael Jordan’s The Steak House N.Y.C.: (www.michaeljordansnyc.com) e o restaurante Oyster Bar & Restaurant, muito famoso por servir uma grande variedade de frutos do mar (www.oysterbarny.com). Puxa lembrei muito da nossa Rodoviária no Curado. Que diferença, meu Deus.

Gostou ?
Compartilhe !